sábado, 29 de outubro de 2011

Potabilidade da água - exercícios

Exercícios de Fixação:
1)Quais os requisitos de potabilidade da água?

2)Complete as frases abaixo:
a. No período de um ano, a percentagem de amostras de 100 ml de água sem presença de coliformes, não deve ser inferior a 95%;
b. Em nenhuma amostra de 100 ml de água deve ser encontrada Escherichia coli;
c. os coliformes não devem ser encontrados em duas amostras consecutivas de 100 ml de água.
d.  Poços privados, minas e fontanários, não devem existir mais que 10 (dez) coliformes por amostra de 100 ml de água.

3) Comente a frase abaixo:
“A escassez ou falta de água pode originar problemas graves de saúde”

4) A água utilizada em diferentes sistemas de abastecimento pode ser dividida em duas grandes categorias, quais são elas

5)Coloque em ordem de prioridade, os aspectos considerados na escolha das fontes para abastecimento de água potável:

6) Sabe-se que a água do mar pode ser utilizada como fonte de água potável, porém isso só acontece em alguns países árabes. Explique por quê:

7)Quais os cuidados que devem ser adotados, de modo a garantir-se uma qualidade satisfatória da água?

8)Na de se estimar a capacidade de uma cisterna, o que devemos levar em consideração?

9)Para se garantir uma qualidade satisfatória da água proveniente de cisternas, que cuidados devem ser adotados?

Biogás e Reciclagem

Biogás e Reciclagem
                Num brejo, quando animais e vegetais morrem, sofrem decomposição ou como se diz popularmente “apodrecem”. A decomposição desses restos, feita por microrganismo nesse ambiente sem oxigênio, é chamada de decomposição anaeróbica. Ela envolve muitas reações químicas nas quais se formam alguns gases que são liberados: CH4 , CO2 , H2S ,...
                Em minas de carvão também é comum ocorrer desprendimento de metano (combustível), que, juntamente com o O2 do ar, forma uma mistura altamente explosiva chamada de grisu. Basta uma faísca para provocar a explosão (combustão violenta).
                Sendo o gás dos pântanos combustível, por que não aproveitá-lo como fonte de energia? É só colocar restos de animais e vegetais em um grande recipiente fechado, chamado biodigestor, dentro do qual os microrganismos se encarregarão de provocar a decomposição anaeróbica, liberando uma mistura gasosa (CH4 , CO2 , H2S ,...), conhecida como biogás. CH4 e CO2 ,não tem cheiro; H2S tem o odor desagradável de “ovo podre”. CH4 e  H2S , são combustíveis e o CO2 não é.
                Na produção de biogás podem ser usados bagaço de cana, sobras de comida, casca de frutas, fezes etc. esses restos são chamados de biomassa.

 Dessa forma, parte do lixo urbano e até mesmo do esgoto residencial pode ser aproveitada na produção de biogás. As demais partes, de outros produtos, pode ser reaproveitada num processo chamado reciclagem.
                Os papéis e papelões podem, mediante uma série de procedimentos industriais, ser transformados novamente em papel. O papel para jornal, para embrulho é, geralmente proveniente da reciclagem de outros. Cacos de vidros podem ser derretidos e, a partir deles, ser fabricados novos objetos, como garrafas e frascos para alimentos. Metais como ferro e alumínio são facilmente recicláveis. Muitas vezes é mais barato reaproveitar o metal do que obtê-lo a partir do minério, que além disso, vai se esgotar um dia.
                Os plásticos representam, atualmente, um dos aspectos mais delicados do lixo. Eles são compostos orgânicos que não sofrem decomposição sob a ação de microrganismos, ou seja, não são biodegradáveis. Assim a fabricação de plásticos representa um “beco sem saída” para os compostos orgânicos, pois são fabricados pelo homem e, uma vez jogados fora, não se degradam. É matéria que não volta à natureza. Muitos plásticos podem e devem ser reciclados.

Exercícios:
1)Que substância é conhecida como gás dos pântanos?
2)Como é obtido o biogás?
3)Em certas regiões da Europa onde existem muitas minas de carvão, ouve-se, às vezes, a notícia de que aconteceu uma explosão em uma delas devido ao grisu. Explique por que isso acontece:
4)Qual a vantagem de se usar o biogás como combustível, em vez de petróleo e carvão mineral?

Radiação ( I )

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótons, radiação beta, radiação alfa.
Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou ionizante.
Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem radiações não ionizantes, nós não poderíamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas.
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização".
Um átomo pode se tornar ionizado quando a radiação colide com um de seus elétrons. Se essa colisão ocorrer com muita violência, o elétron pode ser arrancado do átomo. Após a perda do elétron, o átomo deixa de ser neutro, pois com um elétron a menos, o número de prótons é maior. O átomo torna-se um "íon positivo".
A tendência dos isótopos dos núcleos atômicos é atingir a estabilidade. Se um isótopo estiver numa configuração instável, com muita energia ou com muitos nêutrons, por exemplo, ele emitirá radiação para atingir um estado estável. Um átomo pode liberar energia e se estabilizar por meio de uma das seguintes formas:
* emissão de partículas do seu núcleo;
* emissão de fótons de alta frequência.
* O processo no qual um átomo espontaneamente libera energia de seu núcleo é chamado de "decaimento radioativo".
* Quando algo decai na natureza, como a morte de uma planta, ocorrem trocas de um estado complexo (a planta) para um estado simples (o solo). A idéia é a mesma para um átomo instável. Por emissão de partículas ou de energia do núcleo, um átomo instável troca, ou decai, para uma forma mais simples. Por exemplo, um isótopo radioativo de urânio, o 238, decai até se tornar chumbo 206. Chumbo 206 é um isótopo estável, com um núcleo estável. Urânio instável pode, eventualmente, se tornar um isótopo estável de chumbo.

Energia e partículas emitidas de núcleos instáveis são capazes de causar ionização. Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.
Radiações Ionizantes Alfa (a), Beta (ß) e Gama (?)

As partículas Alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, isto é, o núcleo de átomo de hélio (He). Quando o núcleo as emite, perde 2 prótons e 2 nêutrons.
Sobre as emissões alfa, foi enunciada por Soddy, em 1911, a chamada primeira lei da Radioatividade:
Quando um radionuclídeo emite uma partícula Alfa, seu número de massa diminui 4 unidades e, seu número atômico, diminui 2 unidades.
X -----> alfa(2p e 2n) + Y(sem 2p e 2n)

Ao perder 2 prótons o radionuclídeo X se transforma no radionuclídeo Y com número atômico igual a (Y = X - 2)
As partículas Alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel (veja a figura a seguir); elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas. Entretanto podem ocasionalmente, penetrar no organismo através de um ferimento ou por aspiração, provocando, nesse caso lesões graves. Têm baixa velocidade comparada a velocidade da luz (20 000 km/s).

As partículas Beta são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável. Em núcleos instáveis betaemissores, um nêutron pode se decompor em um próton, um elétron e um antineutrino permanece no núcleo, um elétron (partícula Beta) e um antineutrino são emitidos.
Assim, ao emitir uma partícula Beta, o núcleo tem a diminuição de um nêutron e o aumento de um próton. Desse modo, o número de massa permanece constante.
A segunda lei da radioatividade, enunciada por Soddy, Fajjans e Russel, em 1913, diz:
Quando um radionuclídeo emite uma partícula beta, seu número de massa permanece constante e seu número atômico aumenta 1 unidade X -----> beta(1e) + antineutrino + Y(com 1p a mais)
Ao ganhar 1 próton o radionuclídeo X se transforma no radionuclídeo Y com número atômico igual a (Y = X + 1)
As partículas Beta são capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos(veja a figura a seguir), ocasionando danos à pele, mas não aos órgãos internos, a não ser que sejam ingeridas ou aspiradas. Têm alta velocidade, aproximadamente 270 000 km/s.

Ao contrário das radiações Alfa e Beta, que são constituídas por partículas, a radiação gama é formada por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma partícula Alfa ou Beta.
O Césio-137 ao emitir uma partícula Beta, seus núcleos se transformam em Bário-137. No entanto, pode acontecer de, mesmo com a emissão, o núcleo resultante não eliminar toda a energia de que precisaria para se estabilizar. A emissão de uma onda eletromagnética (radiação gama) ajuda um núcleo instável a se estabilizar.
É importante dizer que, das várias ondas eletromagnéticas (radiação gama, raios-X, microondas, luz visível, etc), apenas os raios gama são emitidos pelos núcleos atômicos.
As radiações Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais.
Assim como os raios-X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir). Têm altíssima velocidade que se igual à velocidade da luz (300 000 km/s).
Os raios-X que não vêm do centro dos átomos, como os raios Gama. Para obter-se raios-X, uma máquina acelera elétrons e os faz colidir contra uma placa de chumbo, ou outro material. Na colisão, os elétrons perdem a energia cinética, ocorrendo uma transformação em calor (quase a totalidade) e um pouco de raios-X.
Estes raios interessantes atravessam corpos que, para a luz habitual, são opacos. O expoente de absorção deles é proporcional à densidade da substância. Por isso, com o auxílio dos raios X é possível obter uma fotografia dos órgãos internos do homem. Nestas fotografias, distinguem-se bem os ossos do esqueleto e detectam-se diferentes deformações dos tecidos brandos.
A grande capacidade de penetração dos raios X e as suas outras particularidades estão ligadas ao fato de eles terem um comprimento de onda muito pequeno.
A radiação ionizante tornou-se há muitos anos parte integrante da vida do homem. Sua aplicação se dá na área da medicina até às armas bélicas, contudo, sua utilidade é indiscutível. Atualmente, por exemplo a sua utilização em alguns exames de diagnóstico médico, através da aplicação controlada da radiação ionizante (a radiografia é mais comum), é uma metodologia de extremo auxílio. Porém os efeitos da radiação não podem ser considerados inócuos, a sua interação com os seres vivos pode levar a teratogenias e até a morte. Os riscos e os benefícios devem ser ponderados. A radiação é um risco e deve ser usada de acordo com os seus benefícios.

a)Saúde
Consiste na utilização da radiação gama, raios X ou feixes de eléctrons para o tratamento de tumores, eliminando células cancerígenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicação programada de doses elevadas de radiação, com a finalidade de atingir as células cancerígenas, causando o menor dano possível aos tecidos sãos intermediários ou adjacentes.

Trata-se de radioterapia localizada para tipos específicos de tumores e em locais específicos do corpo humano. Para isso são utilizadas fontes radioativas emissoras de radiação gama de baixa e média energia, encapsuladas em aço inox ou em platina, com atividade da ordem das dezenas de Curies. A principal vantagem é devido à proximidade da fonte radioativa afeta mais precisamente as células cancerígenas e danifica menos os tecidos e órgãos próximos.

São fontes radioativas de emissão beta distribuídas numa superfície , cuja geometria depende do objetivo do aplicador. Muito usado em aplicadores dermatológicos e oftalmológicos. O princípio de operação é a aceleração do processo de cicatrização de tecidos submetidos a cirurgias, evitando sangramentos e quelóides, de modo semelhante a uma cauterização superficial. A atividade das fontes radioativas é baixa e não oferece risco de acidente significativo sob o ponto de vista radiológico. O importante é o controle do tempo de aplicação no tratamento, a manutenção da sua integridade física e armazenamento adequado dos aplicadores.

Existem terapias medicamentosas que contêm radiosiótopos que são administrados ao paciente por meio de ingestão ou injeção, com a garantia da sua deposição preferencial em determinado órgão ou tecido do corpo humano. Por exemplo, isótopos de iodo para o tratamento do cancro na tiróide.

b)Diagnóstico:

A radiografia é uma imagem obtida, por um feixe de raios X ou raios gama que atravessa a região de estudo e interage com uma emulsão fotográfica ou tela fluorescente. Existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e técnicas radiográficas. As doses absorvidas de radiação dependem do tipo de radiografia. Como existe a acumulação da radiação ionizante não se devem tirar radiografias sem necessidade e, principalmente, com equipamentos fora dos padrões de operação. O risco de dano é maior para o operador, que executa rotineiramente muitas radiografias por dia. Para evitar exposição desnecessária, deve-se ficar o mais distante possível, no momento do disparo do feixe ou protegido por um biombo com blindagem de chumbo.

O princípio da tomografia consiste em ligar um tubo de raios X a um filme radiográfico por um braço rígido que gira ao redor de um determinado ponto, situado num plano paralelo à película. Assim, durante a rotação do braço, produz-se a translação simultânea do foco (alvo) e do filme. Obtém-se imagens de planos de cortes sucessivos, como se observássemos fatias seccionadas, por exemplo, do cérebro. Não apresenta riscos de acidente pois é operada por electricidade, e o nível de exposição à radiação é similar. Não se devem realizar exames tomográficos sem necessidade, devido à acumulação de dose de radiação.

Atualmente a mamografia é um instrumento que auxilia na prevenção e na redução de mortes por câncer de mama. Como o tecido da mama é difícil de ser examinado com o uso de radiação penetrante, devido às pequenas diferenças de densidade e textura de seus componentes como o tecido adiposo e fibroglandular, a mamografia possibilita somente suspeitar e não diagnosticar um tumor maligno. O diagnóstico é complementado pelo uso da biópsia e ultrasonografia. Com estas técnicas, permite-se a detecção precoce em pacientes assintomáticas e imagens de melhor definição em pacientes sintomáticas. A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, após a mama ser comprimida entre duas placas. O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido.

O uso de marcadores é comum. O marcador radioactivo tem o objetivo de, como o nome mesmo diz, marcar moléculas de substâncias que se incorporam ou são metabolizadas pelo organismo do homem, de uma planta ou animal. Por exemplo, o iodo-131 é usado para seguir o comportamento do iodo -127, estável, no percurso de uma reação química in vitro ou no organismo. Nestes exames, a irradiação da pessoa é inevitável, mas deve-se ter em atenção para que esta seja a menor possível.


A minimização dos efeitos da radiação nos trabalhadores inicia pela avaliação de risco, o correto planejamento das atividades a serem desenvolvidas, utilização de instalações e de práticas corretas, de tal forma a diminuir a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais.
Os equipamentos de proteção (EPC e EPI) devem ser utilizados por todos os trabalhadores, além de ser observado a otimização desta proteção pelo elaboração e execução correta de projeto de instalações laboratoriais, na escolha adequada dos equipamentos e na execução correta dos procedimentos de trabalho.
Por outro lado o controle das doses nos trabalhadores deve considerar três fatores:
1. Tempo:
A dose recebida é proporcional ao tempo de exposição e à velocidade da dose D = t x velocidade da dose
2.Distância:
A intensidade da radiação decresce com o quadrado da distância D1/D2 = (d1/d2)2
3.Blindagem:
A espessura da blindagem depende do tipo de radiação, da atividade da fonte e da velocidade de dose aceitável após a blindagem. Para a protecção do trabalhador os comandos do equipamentos devem ter blindagem, assegurando que o técnico possa ver e manter o contacto com o paciente no decorrer do exame. As próprias salas devem ter blindagem, por forma a assegurar e garantir a segurança radiológica tanto do técnico como do pessoal circunvizinho à sala. Estas protecções devem ter espessura suficiente para garantir a proteção contra a radiação primária e a radiação difundida que pode atingir as paredes da sala.
No cálculo das blindagens leva-se em conta:
* a energia da radiação produzida;
* a quantidade de radiação produzida por determinado período (carga de trabalho);
* grau de ocupação ou frequência do ponto de interesse;
* material a ser usado como blindagem.
* Para a blindagem de raios X e Gama usa-se geralmente o chumbo. Contudo outros materiais podem ser utilizados embora a espessura necessária para se obter a mesma atenuação que com o chumbo seja muito maior.

A garantia de que as condições de trabalho é adequada do ponto de vista da proteção pode ser obtida através do levantamento radiométrico da instalação. Esta medida tem por objetivo verificar se durante a operação, a instalação apresenta níveis de segurança adequados aos trabalhadores.

Monitorização
Este processo tem como objetivo garantir a menor exposição possível aos trabalhadores e garantir que os limites de dose não são superados.
Tipos de Monitorização:
* Pessoal - procura estimar a dose recebida pelo trabalhador durante as suas atividades envolvendo radiação ionizante. As doses equivalentes são determinadas pela utilização de um ou vários dosímetros que devem ser usados na posição que forneça uma medida representativa da exposição nas partes do corpo expostos à radiação. No caso do trabalhador usar diferentes tipos de radiação então diferentes tipos de dosímetros devem ser utilizados:
* Monitorização da radiação externa;
* Monitorização da contaminação interna
* De área - Tem por objetivo a avaliação das condições de trabalho e verificar se há presença radioativa. Os resultados das medidas efetuadas com os monitores da área devem ser comparados com os limites primários ou derivados, a fim de se tomar ações para garantir a proteção necessária.
Diversos métodos ou sistemas foram desenvolvidos a fim de possibilitar a determinação da dose de radiação. O objetivo é o de quantificar a energia absorvida, a fim de proporcionar um conhecimento mais profundo dos efeitos da radiação ionizante sobre a matéria.

Os requisitos são:
* a resposta do dosímetro deve ser linear com a dose absorvida;
* o aparelho deve ser de alta sensibilidade, por forma a medir doses baixas;
* deve apresentar amplo intervalo de resposta;
* a resposta deve ser independente da velocidade da dose;
*deve possuir estabilidade da resposta ao longo do tempo;
*De uma forma geral podemos classificar os dosímetros em: de leitura direta e de leitura indireta, os primeiros fornecem ao utilizador a dose ou velocidade da dose em qual quer instante, os segundos necessitam de um procedimento para a sua leitura.

Para finalizar devemos lembrar de alguns requisitos que compõem os procedimentos de segurança:
* delimitação de zonas e áreas (controladas e de vigilância),
* selagem
* limitar o acesso
* utilizar equipamentos de proteção individual
* proibir a comida e a bebida, o fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato, a aplicação de cosméticos e ou produtos de higiene pessoal ou armazenar alimentos para consumo nos locais de uso de radiação e áreas adjacentes.
* lavar as mãos:
- antes e após a manuseio de materiais radioativos, após a remoção das luvas e antes de saírem do laboratório.
- antes e após o uso de luvas.
- antes e depois do contato físico com pacientes.
- antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar.
- depois de usar o toalete, coçar o nariz, cobrir a boca para espirrar, pentear os cabelos.
- mãos e antebraços devem ser lavados cuidadosamente (o uso de escovas deverá ser feito com atenção).
-manter líquidos anti-sépticos para uso, caso não exista lavatório no local.
- evitar o uso de calçados que deixem os artelhos à vista.
- não usar anéis, pulseiras, relógios e cordões longos, durante as atividades laboratoriais.
- não colocar objetos na boca.
- não utilizar a pia do laboratório como lavatório.
- usar roupa de proteção durante o trabalho. Essas peças de vestuário não devem ser usadas em outros espaços que não sejam do laboratório (escritório, biblioteca, salas de estar e refeitório).
- afixar o símbolo internacional de "Radioatividade" na entrada do laboratório. Neste alerta deve constar o nome e número do telefone do pesquisador responsável.
- presença de kits de primeiros socorros, na área de apoio ao laboratório.
- o responsável pelo laboratório precisa assegurar a capacitação da equipe em relação às medidas de segurança e emergência
-providenciar o exame médico periódicos;
-adoção de cuidados após a exposição à radiação.

Referências Bibliográficas
Ramos, J. Radioatividade.Acessado em 16.12.03. Disponível em: http://atomico.no.sapo.pt/index.html
Portela, F.; Lichtenthäler Filho, R. Energia Nuclear. Acessado em 10.12.03. Disponível em: http//www.nuclear2000.hpg.com.br
Alvarenga, A. V. C. R. Radioatividade. Acessado em 10.12.03. Disponível em: http://br.geocities.com/radioativa_br/
Cardoso, Eliezer de Moura, Aplicações da Energia Nuclear- Apostila educativa, Comissão Nacional de Energia Nuclear, 1999
Cardoso, Eliezer de Moura, Radioatividade - Apostila educativa, Comissão Nacional de Energia Nuclear, 1999

Radiação Solar


Radiação Solar
Geralmente é no aproximar do Verão que se torna imperativo a divulgação de alguns esclarecimentos sobre os problemas derivados de uma exposição excessiva aos raios solares.
De facto, devido à redução da camada do ozono no nosso país (em 1992 registava uma redução de 4% em relação à média dos 12 anos anteriores) os efeitos nocivos desta exposição têm vindo a aumentar.
Estes efeitos podem ser imediatos − queimaduras solares e insolação − e ter consequências a longo prazo − envelhecimento precoce da pele e, certamente o mais temido de todos, o cancro da pele.
No caso específico do cancro da pele (melanoma) sabe-se que é atualmente a forma de cancro que está a aumentar mais rapidamente no mundo, duplicando a sua incidência de 10 em 10 anos, o que é devido em 90% dos casos à exposição excessiva ao Sol.
Quando se fala em exposição excessiva ao Sol todos pensamos na praia, mas é importante lembrar-nos que também nas atividades da montanha, devido à menor altura de atmosfera para absorver os raios solares, há frequentemente exposição excessiva.
Genericamente, os conselhos a dar para evitar os efeitos nocivos do abuso do Sol são:
1) Evitar a exposição entre às 11 e às 16 horas, mesmo em dias enevoados;
2) No primeiro dia de praia, permanecer pouco tempo ao Sol, aumentando gradualmente nos dias seguintes;
3) Aplicar sempre um protetor solar adaptado ao respectivo tipo de pele, de 3 em 3 horas e sempre que tome banho. Esta aplicação deve ser feita mesmo quando está à sombra porque a areia, a água e o cimento são superfícies que refletem mais de metade da radiação solar recebida, pelo que é possível apanhar queimaduras mesmo nestas condições.
Como já foi referido, o creme protetor  deve ser adaptado ao tipo de pele. Sucintamente poderemos referir que:
1) Os indivíduos loiros, ruivos ou de pele clara, deverão utilizar um creme com índice de proteção superior a 15;
2) Os indivíduos de pele morena deverão utilizar um creme com índice de proteção superior a 8;
3) Os indivíduos de pele escura (indianos ou árabes) ou mesmo negra deverão utilizar um creme com índice de proteção superior a 4, embora só nos primeiros dias e apenas para evitar a desidratação da pele.
Apesar de tudo, não podemos deixar de referir que segundo os entendidos na matéria, os melhores protetores solares não são estes cremes modernos, mas sim o que já se usava no tempo dos nossos avós: o chapéu de aba larga e o vestuário.
De fato, embora o Sol seja necessário para a síntese de vitamina D3, para isso bastará expormo-nos num passeio ou em brincadeiras no meio da rua.
Assim, é preciso que fique bem claro que ninguém precisa de banhos de Sol, na praia ou na montanha, e muito menos as crianças que são aquelas que correm maiores riscos. Algumas destas crianças, porque são imprudentemente expostas ao Sol, desenvolverão 20 ou 30 anos mais tarde o famigerado cancro da pele, do qual hão de falecer.
Por isso, os cuidados para com as crianças mais novas - especialmente as que têm menos que 12 meses - deverão ser redobrados, nomeadamente, não deverão expor-se ao Sol ou, caso se exponham, deverão usar vestuário e um creme protetor de índice superior a 15 na pele exposta, cuja aplicação deverá iniciar-se 30 minutos antes de entrar na praia e, seguidamente, todas as horas

Radioatividade

Radioatividade
A natureza da radioatividade:
                Embora a maioria dos núcleos atômicos seja indefinidamente estável, alguns não o são. Os núcleos instáveis ou radioativos se decompõem espontaneamente, emitindo uma pequena partícula que se movimenta muito rápido e, por conseguinte, carrega consigo uma grande quantidade de energia. Em alguns tipos de processos de decomposição  nuclear  átomos os são convertidos, a partir dos átomos de um elemento para outros, como consequência dessa emissão. Muitos elementos pesados são particularmente propensos a esse tipo de decomposição que ocorre pela emissão de pequenas partículas. O núcleo produzido pela emissão da partícula pode ou não ser radioativo por si mesmo; se o for, passará por outra decomposição em um momento posterior.
                O número de massa é o número de partículas pesadas – prótons e nêutrons – e não a massa real do núcleo. Uma partícula α (alfa) é uma partícula emitida radioativamente que possui carga igual a +2 e número de massa igual a 4. Ela possui 2neutrons e 2 prótons e é idêntica ao núcleo do Hélio(He)comum – 2He4 . O núcleo que permanece após um átomo ter emitido uma partícula α (alfa) possui uma carga nuclear que é duas vezes menor que a original e quatro unidades mais leve.
EX.:
a)  88Ra226   partícula α -->   86Rn222   +  2He4          88 – 2 = 86     Ra à Rn

b)  86Rn222    à  2He4   +   ________

c) ________  à 90Th234   +  α

Uma partícula β(beta) é um elétron. É formada quando no núcleo um nêutron se divide em um próton e um elétron. Visto que o próton permanece no núcleo quando o elétron é ejetado, a carga nuclear (ou nº atômico) aumenta por uma unidade. Não há mudança no nº de massa, uma vez que o número total de nêutron e prótons permanece o mesmo.
Ex.:
a)82Pb214  partícula β-->   83Bi214 + -1e0           82 + 1 = 83    Pb à Bi

b)  83Bi214  àβ + ________

Outro tipo importante de radioatividade é a emissão de raios gama (γ)- não são partículas mas ondas de energia – por um núcleo. Esta é uma quantidade imensa de energia concentrada num fóton (  )que não possui massa. Nem o nº de massa, nem a carga nuclear mudam.
A emissão de raios γ muitas vezes acompanha a emissão de uma partícula α ou β a partir do núcleo radioativo.

Símbolo e nome da partícula
Símbolo químico
Comentário
Efeito da emissão de partícula no núcleo
α (alfa)
2He4
Núcleo de um átomo de Hélio (He)
Número atômico reduzido por 2
β(beta)
-1e0
Elétron de movimento rápido
Número atômico aumentado por 1
γ(gama)
Nenhum
Fóton de alta energia
Nenhum

Efeitos da radiação ionizante na saúde:
As partículas α e β que são produzidas no decaimento radioativo de um núcleo, por si mesmas, não são entidades químicas nocivas, uma vez que elas são simplesmente o núcleo de um átomo de hélio despido de seus elétrons. No entanto, elas são ejetadas do núcleo com uma inacreditável quantidade de energia de movimento. Quando essa energia é absorvida pela matéria em contato com a partícula, ela muitas vezes ioniza átomos ou moléculas; por essa razão ela é chamada de radiação ionizante, ou apenas radiação. Essa radiação é potencialmente perigosa se as absorvemos, uma vez que, os componentes moleculares de nossos corpos podem ser ionizados ou, de outro modo, danificados. Mesmo sendo energéticas, as partículas α e β não podem percorrer uma longa distância no corpo humano, vão perdendo parte da energia e diminuindo a velocidade.

Fontes

Fontes
·         Paraná, Djalma Nunes. Física para o Ensino Médio – Vol. Único, Editora Ática - RJ
·         Máximo, Antônio  e Alvarenga, Beatriz. Física – Vol.2. Editora Scipione - RJ
·         Raskovisch, Robson e Filho, Gil Cunha. Física – vol.2 . SEI – RJ
·         Bueche, Frederick Joseph; tradução Antônio Romeiro Lopes. Física Geral  - McGraw-Hill. SP
·         Gualter & André. Física Vol. Único. Editora Saraiva. RJ
·         Alvaro,Pierluigi,Tarcísio & Elcio. Física. Vol. Único.Editora Nova Geração. SP
·         Resnick, Robert e Halliday, Divid.Física 1. Livros Técnicos E Científicos Editora S.A. – SP
·         Penteado, Paulo César. Fúsuca Conceitos e Aplicações. Ed. Moderna  -RJ
·         Cann, Michael e Baird, Colin. Química Ambiental. Bookman-Porto Alegre
·         Canto, Eduardo Leite e Peruzzo, Francisco Miragaia. Química 1. Ed. Moderna – RJ
·         Feltre, Ricardo. Fundamentos da Química. Ed. Moderna – RJ
·         www.tratabrasil.org.br/
·         www.fiocruz.br/bibsmc/
·         www.inca.gov.br/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Número de Avogrado

Número de Avogrado
   Amedeo Avogadro, nasceu em Turim, em 09/08/1786, e aí faleceu em 09/07/1856. Estudando os gases, enunciou a sua hipótese, que deu origem ao número de Avogrado, confirmado por pesquisadores em 1965, valendo 6,02252 x10²³

Número de Avogrado = 1 mol = 6,02 x 10²³

“Quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012kg de carbono 12”. Mol

0,012kg = 12g = 1 mol = 6,02 x 10²³ átomos de C

Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons ou outras partículas, bem como agrupamentos especificados de tais partículas.

Aplicação do número de Avogrado:
Fósforo( P ) tem massa atômica = 31u, logo temos 6,02 X 10²³ átomos de P ou 1 mol de átomos de P

H2O tem MM = 18u. E. 18g(M) de água temos 6,02 x 10²³ moléculas de água ou 1 mol de moléculas de água

Número de Moles (n)
É dado pela relação: n = m : M
                                       

m = massa em gramas da substância em estudo
M = massa molar da substancia (g/mol)
Ex.: em 45g de água temos:
m = 45g
M        = 18
     H2O
Logo, n = 45 : 18     à n = 2,5 moles de moléculas de água
                
Exercícios:
a)Calcule quantos átomos temos em 60g de cálcio:  Ca= 40u
b)Calcule quantos átomos temos em 124g de fósforo; P= 31u
c)Calcule quantos mols temos em 40g de bromo: Br = 80u
d)Calcule quantos átomos temos em 3 mols de ferro: Fe = 56u
e)calcule quantas moléculas temos em 72g de água:
f)Calcule quantos mols temos em 80g de hidróxido de sódio(NaOH): Na=23u; O=16u;
g)Calcule quantas moléculas temos em 2,5 mols de ácido sulfúrico(H2SO4): S = 32u

Número de Avogrado

Número de Avogrado
   Amedeo Avogadro, nasceu em Turim, em 09/08/1786, e aí faleceu em 09/07/1856. Estudando os gases, enunciou a sua hipótese, que deu origem ao número de Avogrado, confirmado por pesquisadores em 1965, valendo 6,02252 x10²³

Número de Avogrado = 1 mol = 6,02 x 10²³

“Quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012kg de carbono 12”. Mol

0,012kg = 12g = 1 mol = 6,02 x 10²³ átomos de C

Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons ou outras partículas, bem como agrupamentos especificados de tais partículas.

Aplicação do número de Avogrado:
Fósforo( P ) tem massa atômica = 31u, logo temos 6,02 X 10²³ átomos de P ou 1 mol de átomos de P

H2O tem MM = 18u. E. 18g(M) de água temos 6,02 x 10²³ moléculas de água ou 1 mol de moléculas de água

Número de Moles (n)
É dado pela relação: n = m
                                        M

m = massa em gramas da substância em estudo
M = massa molar da substancia (g/mol)
Ex.: em 45g de água temos:
m = 45g
M        = 18
     H2O
Logo, n = 45      à n = 2,5 moles de moléculas de água
                 18
Exercícios:
a)Calcule quantos átomos temos em 60g de cálcio:  Ca= 40u
b)Calcule quantos átomos temos em 124g de fósforo; P= 31u
c)Calcule quantos mols temos em 40g de bromo: Br = 80u
d)Calcule quantos átomos temos em 3 mols de ferro: Fe = 56u
e)calcule quantas moléculas temos em 72g de água:
f)Calcule quantos mols temos em 80g de hidróxido de sódio(NaOH): Na=23u; O=16u;
g)Calcule quantas moléculas temos em 2,5 mols de ácido sulfúrico(H2SO4): S = 32u

Classificação Periódica


Classificação Periódica

A classificação periódica dos elementos químicos foi apresentada, em 1869, pelo químico russo Dimitri Ivanovitch Mendelev.
A tabela mostra que as propriedades dos elementos químicos são funções periódicas das suas massas atômicas.
A classificação de Mendelev sofreu poucas modificações até hoje, isto porque, ele previu a descoberta de novos elementos e deixou espaços necessários para que eles fossem encaixados posteriormente.


Tabela Periódica
Os elementos químicos, estão agrupadas em ordem crescente de número atômico, são divididos em quatro classes: metais, não-metais semimetais e gases nobres.     
Os metais, como ouro, prata, alumínio, cobre, zinco, magnésio, etc., são geralmente sólidos, com brilho característico, mais densos que a água e bons condutores de calor e eletricidade.
Os não-metais, como flúor, cloro, bromo, iodo, oxigênio, etc., são menos densos que a água, sem brilho, e maus condutores de calor e eletricidade.
Os semimetais, como boro, silício, germânio, arsênio, antimônio, telúrio e polônio, possuem características intermediarias entre os metais e os não-metais.
Os gases nobres, como hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio, são elementos químicos que raramente se combinam com outros átomos, porque suas ultimas camadas de elétrons estão completas, ou seja, o hélio possui 2 elétrons na ultima camada e os demais possuem 8 elétrons na ultima camada

* Família dos metais alcalinos tem 1 elétron  na ultima camada ou 1 elétron no subnível mais energético (s¹). Embora o Hidrogênio esteja colocado na família 1A, ele não é um metal alcalino.
Esses metais são brancos como a prata, são leves (o lítio é o metal mais leve da tabela periódica), causam queimaduras e fundem a temperaturas não muito elevadas. São chamados de alcalinos porque, ao reagirem com a água, formam bases alcalinas com características opostas às dos ácidos.
- lítio(Li)à usado em ligas metálicas, em cerâmica e baterias para marcapasso;
- sódio(Na) e potássio(K) à extraídos  das cinzas das plantas ou de salinas;
- rubídio(Rb) à de coloração vermelha, utilizado como combustível espacial
- césio(Cs)à metal em estado líquido utilizado em relógios atômicos;
- frâncio(Fr) à elemento radiativo,obtido da desintegração do actínio.
                                                            1A
H

           




Com exceção do hidrogênio, a coluna 1 A da tabela periódica relaciona os metais alcalinos. Todos terminam com 1 elétron na última camada, que pode se desprender facilmente,tornando o átomo eletricamente positivo (cátion). Escreva, no espaço acima, os metais alcalinos com a distribuíção eletrônica, número atômico, massa atômica e símbolo.

Família dos metais alcalino terrosos (família 2A) possuem 2 elétrons na última camada e no subnível s . apresentam características dos alcalinos. Seus elementos formam compostos insolúveis em água e com pontos de fusão bastante elevados.
 - berílio(Be) àforma ligas metálicas, sendo usado na fabricação de molas , usado também em naves espaciais;
- magnésio (Mg) à serve para a confecção de fogos de artifícios;
- cálcio(Ca) àjunto com o oxigênio forma o óxido de cálcio (CaO) usado na agricultura para corrigir a acidez do solo, o cálcio é um elemento importante para os ossos e dentes;
- estrôncio(Sr) àradiativo pode causar câncer;
- bário(BA) à forma substâncias utilizadas em radiografias do sistema digestório;
- rádio(Ra) à detecta estruturas internas, utilizado em mostradores luminosos de relógios e no combate ao câncer
                                                                      2A


           



A coluna 2 A da tabela periódica relaciona os metais alcalinos terrosos. Todos terminam com 2 elétrons na última camada. Escreva, no espaço acima, os metais alcalinos terrosos com a distribuíção eletrônica, número atômico, massa atômica e símbolo.
Família dos metais de transição àsão elementos localizados no centro da tabela periódica. Utilizados em ligas metálicas, proporcionando maior dureza a outros metais. O Vanádio, tungstênio,e cromo proporcionam maior dureza ao aço (apresentam seus elétrons mais energéticos no subnível d.
-Vanádio(V) à 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d³;
                                                                                                    
-Ferro(Fe) à 1s², 2s², 2p6 , 3s², 3p6 , 4s² ;3d6  ;
                                           
-Mercúrio(Hg) à 1s² 2s²,2p6 , 3s²,3p10 , 4s², 3d6, 4p10 , 5s², 4d10, 5p6 , 6s² 4f14 , 5d10

Família do Boro (3A) à essa família recebe a configuração s², p¹, apresentam 3 elétrons na última camada. O Boro é um não metal, os demais elementos dessa família são metais :
- alumínio(Al) à terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre, encontra no minério da Bauxita, utilizado na confecção de panelas,...
- gálio(Ga) à presente na tela de televisão, utilizado em transistores, diodos para laser, circuitos e memórias de computadores;
-índio(In) à usado na fabricação de reatores atômicos;
- tálio(Tl) àusado na produção de vermífugo, detectores de infravermelho;

                                                           3A
B

           


Escreva, no espaço acima, os metais com a distribuíção eletrônica, número atômico, massa atômica e símbolo.


Família do Carbono(4A)àtodos os elementos dessa família apresentam 4 elétrons na última camada, espalhados no subnível s², p².
 Estima-se que o número de compostos existente no planeta ultrapasse um milhão. O carbono está presente em todos os processos de combustão. È o segundo elemento mais abundante no corpo humano. Do carbono faz-se o aço (Fe + C) dando-lhe dureza.É um não metal.
- estanho(Sn) à fabricação de latas, moedas,estátuas;
- chumbo(Pb) à utilizado como proteção de radiações, fabricação de zarcão e muito usado em encanamentos,quando não existiam plástico;
                                                           4A
C
Si
Ge


Escreva, no espaço acima, os metais com a distribuição eletrônica, número atômico, massa atômica e símbolo.

Família do Nitrogênio àneste grupo existem dois não metais (N e P) e dois semi metais (As e Sb) e um metal bismuto(Bi)
- bismuto(Bi) à metal obtido de subprodutos em metalurgia, em cerâmica e preparação de borracha
                                                           5A
N
P
As
Sb

Escreva, no espaço acima, o metal com a distribuição eletrônica, número atômico, massa atômica e símbolo.

Família do Calcogênios(6A)à.apresenta 3 não metais (O,S e Se) e dois semimetais (Te e Po). O oxigênio e o enxofre são os elementos mais importantes dessa família.
-oxigênio (O) à absorvido pelos seres vivos na respiração e liberado pelos vegetais após a fotossíntese;
- enxofre (S) à utilizado na fabricação de adubos químicos e fabricação de fósforos,um dos elementos muito estudado pelos alquimistas;
-selênio(Se) àutilizado em fotômetros(aparelho utilizado para medir a intensidade da luz), usado em eletrônica;
- telúrio(Te) à apresenta características de metal;
-polônio(Po) à deriva do nome Polônia, país de origem de um de seus descobridores. É um semimetal como o telúrio

                                                           6A
O
S
Se
Te
Po

Família dos Halogênios(7A)à.Todos os elementos são de natureza ametálica, apresentando 7 elétrons na última camada. Dificilmente perdem seus elétrons por possuírem quantidade próxima a 8 elétrons na última camada.
-Flúor à-188° C ponto de ebulição
-Cloro à -34,04 °C ponto de ebulição; utilizado como desinfetante e é extraído do sal comum. Reage com o hidrogênio da água, liberando o seu oxigênio, que irá matar por oxidação as bactérias existentes na água.
O bromo, o flúor e o cloro geram sais quando reagem com metais. Utilizado em medicamentos e reações orgânicas.
-iodo sua falta no organismo gera problemas na tireóide. Utilizado como bactericida, fungicida, na forma de tintura. Encontra-se no estado sólido,
                                                           7A
F
Cl
Br
I
At

 Família dos gases nobres(8A)àquase não formam compostos, por possuírem a última camada preenchida com dois(He) ou 8 elétrons.
-hélio(He)à usado em dirigíveis;
- neônio(Ne)àusado em anúncios luminosos
- argônio (Ar)àusado em lâmpadas comuns, como enchimento.
-xenônio(Xe)à usado em flashes
                                                      8ª ou 0
He
Ne
Ar
Kr
Xe
Rn


Aplicações dos elementos no cotidiano

            Os elementos químicos prestam-se a inúmeras aplicações relacionadas com o nosso cotidiano.
O mercúrio, o chumbo e o meio ambiente:
-Mercúrio (Hg) à vapores de mercúrio ou compostos do mercúrio constituem uma ameaça constante para o meio ambiente. O mercúrio na forma de vapores, se inalado, provoca vertigens, tremores, danos nos pulmões e no sistema nervoso. É o que acontece com o garimpeiro quando o mercúrio é evaporado para separá-lo do ouro.
                        Compostos de mercúrio nas águas residuais de indústrias, ao serem despejadas em rios, lagos, ou oceanos, podem se transformar em dimetil – mercúrio, CH3 – Hg – CH3, pela ação de certas bactérias presentes nesses locais. Peixes, algas e moluscos são capazes de concentrar em seus organismos quantidades significativas do dimetil-mercúrio. Esse composto é solúvel nas gorduras e entra na cadeia alimentar, quando os animais já contaminados são ingeridos por animais maiores, inclusive o homem. Compostos do mercúrio sendo muito estáveis ficam presentes durante muito tempo nos organismos vivos.

- Chumbo (Pb) à A aristocracia do Império Romano usava chumbo em utensílios de cozinha, encanamentos de água e recipientes para guardar bebidas como o vinho.
                        Historiadores supõem que doenças, infertilidade e morte devido ao envenenamento por compostos do chumbo tenham sido algumas das causas do declínio do Império Romano.
                        O chumbo na sua forma metálica não é venenoso, muitas pessoas conseguem viver anos com e anos com balas de chumbo instaladas no corpo. Outras, que aspiram ou ingerem compostos do chumbo, podem até morrer de plumbismo (envenenamento por chumbo).
                        Compostos de chumbo eram usados antigamente, como pigmentos de corantes, assim tintas antigas contém chumbo.

Exercícios:
1.                  (Cesgranrio) Na Tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de:
(a)número de massa   (b)massa atômica   (c) número atômico
2.O comportamento químico semelhante dos elementos de uma dada família da tabela periódica é bem mais explicada pelo fato de que os átomos destes elementos tem:
(a) o mesmo número total de elétrons                            (b)o mesmo número de prótons
(c) o mesmo número de elétrons na última camada
3.Pertencem à mesma família da tabela periódica os elementos químicos de números atômicos:
(a) 6 e 12        (b) 8 e 16   (c)15 e 19     (d)13 e 17     (e)4 e 14
4.(PUC – SP) Um elemento tem no estado fundamental somente um elétron no subnível 4p. Esse elemento localiza-se na tabela periódica no grupo:
(a) 1A             (b) 1B        (c) 3A            (d) 3B           (e) 4A
5.(UEBA) Um átomo apresenta normalmente 2 elétrons na ultima camada, 8 elétrons na segunda, 18 elétrons terceira camada e 7 na quarta. A família e o período em que se encontram este elemento são respectivamente:
(a) Família dos halogênios, Sétimo período
(b) Família do carbono, Quarto período
(c) Família dos halogênios, Quarto período
(d) Família dos calcogênios, Quarto período
(e) Família dos calcogênios, Sétimo período
6.(PUC/Campinas-SP) Na classificação periódica, o elemento químico de configuração 1s22s22p63s23p63d104s24p3 Está localizado na família:
(a) 5A do quarto período                          (d) 3A do quarto período
(b) 4A do quinto período                          (e) 3A do terceiro período
(c) 4A do terceiro período
7.(Unifor-CE) O elemento químico cujo nível de valência é representado pela configuração 3s23p5 têm numero atômico:
(a) 17             (b) 13         (c) 11              (d) 9              (e) 7
8.(Fatec-SP) Com relação à moderna classificação periódica dos elementos, assinale a afirmação correta:
(a)em uma família, os elementos apresentam, geralmente, o mesmo número de elétrons na última camada
(b)na tabela periódica, os elementos químicos estão colocados em ordem decrescente de massa atômica
(c ) em um período, os elementos apresentam propriedades químicas semelhantes

9.Nos garimpos utiliza-se o mercúrio para separar o ouro das impurezas. Quando o mercúrio entra em contato com a água dos rios, causa uma séria contaminação: é absorvido por microorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, os quais são devorados pelos peixes maiores, utilizados na alimentação humana. Podemos prever, com o auxílio da tabela que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio é:
(a)Na        (b)C         (c)Cd          (d)Ca              (e)Fe

10.O elemento químico localizado no 5º período e no grupo IV A da tabela periódica é aplicado, geralmente:
(a)como combustível automotivo 
(b) como principal matéria-prima de jóias
(c)na composição da solda
(d) na composição de explosivos

11.(FUC-MT) Considerando-se os elementos X(Z=17) e Y(Z=12), podemos afirmar que:
(a)X é metal e Y é não metal          (b) X e Y são metais     
 (c)X é não metal e Y é metal

12.(PUC- RS) A substância química que está poluindo as águas de rios brasileiros, em função do garimpo de ouro, no seu estado elementar, é um:
(a) metal de elevado  ponto de fusão        
(b)metal do grupo 2B da Classificação periódica dos elementos
(c)gás do grupo dos halogênios       (d) metal alcalino-terroso




Ligas metálicas
·                         São misturas sólidas de dois ou mais elementos, sendo a totalidade, ou pelo menos a maior parte dos átomos presentes, de elementos metálicos.
Ouro 18 quilates é uma liga de ouro e cobre
Bronzeà liga de cobre e estanho
Latão àliga de cobre e zinco
Aço à liga de ferro com pequena quantidade de carbono


Propriedades dos metais
·                         Brilho à característico, refletem bem a luz
·                         Condutividade térmica e elétrica à alta, se devem aos elétrons livres, cujo movimento ordenado constitui a corrente elétrica e sua agitação permite a rápida propagação do calor através dos metais;
·                         Pontos de fusão e ebulição àaltos, devido ao alto grau de união entre os átomos. Devido a essa propriedade e também a boa condutividade térmica, alguns metais são usados em panelas e radiadores de automóveis;
·                         Maleabilidade à são fáceis de serem transformados em lâminas. O metal mais maleável é o ouro, que permite obter as mais finas lâminas;
·                         Ductibilidade à são fáceis de serem transformados em fios. O ouro é também o mais dúctil dos metais;
·                         Resistência à tração à o ferro(sob a forma de aço) é um exemplo de metal que apresenta grande resistência à tração, o que permite sua utilização em cabos de elevadores e na construção civil, na mistura com o concreto (concreto armado)

Exercícios:
1.Marque com V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo:
a. (    )um pedaço de metal sólido é constituído por moléculas;
b. (   )metais são bons condutores de corrente elétrica, pois apresentam elétrons livres;
c. (   )metais são bons condutores de calor, pois apresentam elétrons livres;
d. (   )ferro é um metal que apresenta alta resistência à treação, daí ser usado em cabos de elevadores e em construção civil;

2. Exemplo de liga metálica:
(a) enxofre              (b)ouro 18 quilates             (c)diamante         (d)grafite           (e) aço

3.A condutibilidade elétrica dos metais é explicada admitindo-se:
(a) ruptura de ligações iônicas      (b)existência de prótons livres   (c)existência de elétrons livres

4. O bronze é uma liga de:
(a)Mg e Fe                            (b)Cu e Zn                   (c) Cu e Sn                             (d)Fe e C

5.O latão é uma liga de;
(a)Mg e Fe                            (b)Cu e Zn                   (c) Cu e Sn                             (d)Fe e C

6. O aço é uma liga de:
a)Mg e Fe                            (b)Cu e Zn                   (c) Cu e Sn                             (d)Fe e C

7. Um átomo X se liga a um átomo Y de número atômico igual a 20 através de ligação iônica. O átomo X é um metal ou um ametal?

8. O que você entende por liga metálica?

9.O que é plumbismo?

10. Diferencie maleabilidade de ductibilidade:

11.Na família 5A, qual o único metal presente?

12. Qual o metal utilizado como proteção de radiações?

13.Que informações básicas podemos obter através da tabela periódica?