sábado, 28 de janeiro de 2012

A Química - surgimento

      Não há uma data específica que se possa colocar como o "início" da Química. Entretanto, podemos dizer que, ela só se firmou como ciência entre os séculos XVII e XVIII. Já na antiguidade, cerca de 1500a.C., os egípcios já utilizavam procedimentos envolvendo transformações químicas, como por exemplo: a fabricação de objetos de cerâmica por meio do cozimento da argila; a extração de corantes de animais e vegetais; a obtenção do vinagre e de alguns metais; a arte da conservação das múmias, na qual os egípcios atingiram alto grau de perfeição.
       Por volta de 478a.C., o filósofo grego Leucipo apresentou a Primeira Teoria Atômica de que se tem notícia e seu discípulo Demócrito a aperfeiçoou e propagou. Leucipo, observando a areia de uma praia,de longe, lhe pareceu contínua, porém, ao observá-la de perto, constatou de que era formada por pequenos "grãozinhos". Perguntando-se: " Não seriam todas as coisas do Universo formadas por "grãozinhos", tão pequenos que não podem ser vistos e dessa forma elas nos parecem contínuas?" A esses "grãozinhos" foi dado o nome de átomos.
átomo palavra grega que a significa  não e tomo que quer dizer divisível, assim átomo significa não divisível .
         Mas, entre os gregos acabaram predominando as idéias do filósofo Aristóteles, segundo o qual, tudo é constituído de quatro elementos básicos: fogo, ar, terra e água. Essa maneira de pensar influenciou muito a evolução da ciência ocidental, que só conseguiu se desvincular "totalmente" dessas idéias no século XVI, a partir do qual a Química teve considerável impulso.
         Após Aristóteles, a Grécia passou por agitado período político e, gradualmente, a cidade egípcia Alexandria assumiu a liderança científica da época. Houve um agregado da filosofia grega, a tecnologia egípcia e as místicas religiões orientais. Nasce a alquimia, uma mistura de ciência, arte e magia, que floresce durante a Idade Média, tendo uma dupla preocupação: a busca do "elixir da longa vida", que garantiria a imortalidade e a cura das doenças do corpo e a descoberta de um método para transformar metais comuns em ouro (transmutação), que ocorreria na presença de um agente conhecido como "pedra filosofal". A intenção de transformar metal em oura, não era de cunho econômico e sim espiritual.
           As especulações dos alquimistas, levaram os chineses ao domínio de muitas técnicas metalúrgicas e a descoberta da pólvora. Os chineses foram os inventores dos fogos de artifícios. Nenhum dos objetivos da alquimia foi alcançado, mas ela contribuiu com o progresso no conhecimento das substâncias provenientes dos minerais e vegetais. Descobre-se o ácido nítrico, conhecido como aqua fortis e o ácido sulfúrico - oleum vitriolum. Os materiais de laboratório foram aperfeiçoados gradualmente.
           No séc. XVI, o suíço Theophrastus Bombastus Paracelsus propôs que alquimia deveria se preocupar principalmente com o aspecto médico em suas investigações. segundo ele, os processos vitais podiam ser interpretados e modificados com o uso de substâncias químicas. 
             Antoine Laurent Lavoisier realizou experimentos controlados envolvendo medidas de massa de frascos incluindo a massa dos materiais contidos nos frascos, antes e depois de acontecerem reações químicas dentro deles. Esses experimentos deram a química uma base sólida, daí muitos atribuírem a Lavoisiero mérito de ser o "pai" da química.
             Os trabalhos de Gay-Lussac, Dalton, Wöhler, Avogrado, Kekulé e outros deram, no séc. XIX, origem a Química Clássica.
              A química, da mesma forma que as demais ciências da natureza, desenvolve-se, principalmente, pela pesquisa baseada na observação, na experimentação, na análise e na interpretação dos resultados obtidos. Graças as novas descobertas e ao avanço tecnológico da Química, ocorreram grandes melhoras na qualidade de vida das pessoas, com a obtenção de materiais eficientes utilizados na confecção de roupas, nos revestimentos de moradias, na fabricação de equipamentos domésticos, na produção de remédios, na conservação de alimentos, entre outros feitos.
              Todavia, o uso exagerado ou inadequado dessas tecnologias pode acarretar em prejuízos a natureza incluindo o Homem.
             Podemos dizer que, a química é uma ciência de linguagem própria, de caráter aplicado, experimental e puro. É a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades, as transformações dos materiais. Aprender química é se envolver num estudo que desvenda mistérios, nos faz descobrir de onde vêm,que utilidades possuem, quais as vantagens e problemas que eventualmente, as substâncias que estão ao nosso redor, podem trazer a humanidade.