quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quando usar



Quando usar: a anos / há anos
·         A anos à tempo futuro;
·         Há anos àtempo passado.

Ex: A copa será realizada daqui a quatro anos.
Há anos que não visito minha tia.

·         A par à ter conhecimento de algo, inteirar-se a respeito de um determinado fato ou assunto.
·         Ao par  à tem o sentido de mesmo valor.

Ex: Nós estamos a par de todos os acontecimentos sobre os exames finais.
O dólar e o euro continuam ao par.
 Não estou a par deste assunto. 
O câmbio está ao par.

Exercícios:
1)     Complete as frases abaixo com a ou há:            
a. Eles saíram ______ muito tempo.
b. _____ dois meses Carlos não aparece.
c.    Ele chegou da fazenda _____ (faz) um ano.
d.    Os homens chegaram _____ (faz) pouco.
e.    O curso de inglês começará daqui ______ treze dias.
f.     Estamos ____uma semana da festa de livros da escola e apenas uma editora entrou em contato.
g.    ____ dez dias do encerramento do prazo de inscrição de novos projetos, poucas pessoas demonstraram interesse em participar.
h.    Estamos ___ dois meses da inauguração da nova sede da empresa.
i.      Estava _____  menos de dois anos da aposentadoria quando faleceu.
j.     O meu escritório foi reformado _____poucos dias.
k.    As eleições ocorreram _____ três meses.
l.      _____ tempo que a empresa do meu irmão faliu.

§ Na indicação de distância, também se usa a preposição “a”:
§ Morávamos a cem metros da escola.
§ Encontrava-se a menos de três metros do precipício.
§ O assassino estava a dois metros de distância do deputado.

Acerca de – cerca de – há cerca de:
- acerca designifica a respeito de, sobre. Ex.: O professor falou acerca deste assunto.
-  cerca deaproximadamente. Ex.: Isto custou cerca de cem dólares. 
-  Há cerca deexiste(em) ou faz mais ou menos. Ex.: Há cerca de 50 alunos na sala.

Afim – a fim de: 
-
  afim : que tem afinidade, semelhança. Ex.: São duas almas afins. 
-  a fim de : com a finalidade. Ex.: Viajou a fim de visitar os parentes.

 Ao invés de – em vez de: 
-
  ao invés de: ao contrário de. Ex.: Não é mais tímida, ao invés disso, é mais comunicativa. 
 em vez de: em lugar de. Ex.: Em vez de vir, mandou seu irmão.

Haja – aja: 
Haja – do verbo haver. Ex: É preciso que não haja descuido.
Aja – do verbo agir. Ex: Aja com cuidado, Arnaldinho.

2)Escolha a expressão correta:
a. Os importadores devem estar (a par / ao par) dos preços. 

b. Maria é parente (afim / a fim ) de Isabel. 

c. Disseram que a inflação diminuiria, (em vez / ao invés) disso é o que ocorreu. 

d. O palestrante falou (acerca / a cerca) deste assunto. 

e. (Há cerca / a cerca) de 50 alunos nesta classe. 

f. Nós estamos aqui ( afim / a fim ) de estudar. 

g. (Cerca / acerca) de 10 alunos faltaram hoje.

h. Talvez (haja/ aja) greve, é preciso que (haja/ aja) com cuidado e atenção.

i. (Haja/ aja) com docilidade, meu anjo!



Por que
Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Ex: 
Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Ex: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado
 e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Ex: Vocês não comeram tudo?
Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Ex: Não fui ao cinema 
porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas 
porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Ex: O 
porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um 
porquê para não fazer o que devo. (uma razão)

_________________________________________________________________

MAU à o contrário de bom, é adjetivo - portanto sempre acompanha um substantivo -  e tem o feminino: má  (plural: maus e más).
Fez um mau negócio, num mau momento.
·         Os homens maus e as mulheres más sempre se dão mal.
·         O lobo mau enfrentou um homem bom.

MAL à antônimo a palavra bem e pode ser:
(1) advérbio de modo; neste caso fica invariável e no mais das vezes acompanha um verbo ou um adjetivo:
·         Quando ele se comporta mal, nada vai bem.
·         Isso pegou mal.
·         Ela joga muito mal.
·         Ele é mal-humorado.
·         Estamos mal servidos.

(2) substantivo:
·         O pequeno mal que o remédio provoca é compensado pelo bem que lhe traz.
·         Ele não imagina o mal que fez.

(3) conjunção:
·         Mal chegou de viagem, já deseja partir.
                                                Por: Maria Tereza de Queiroz Piacentini.

Substitua os asteriscos por: Mal - Males - Mau - Maus - Má – Más.
01. A firma possuía um ** administrador.
02. Ficamos preocupados, ** ouvimos a notícia.
03. O ** está sempre à nossa volta.
04. Eu ** compreendia o que estava acontecendo.
05. ** saímos de casa, quase fomos assaltados.
06. Antônio fala ** o Inglês.
07. Não seja pessimista, nem todo o político é **.
O8. O combate entre as forças do bem e do ** é eterno.
09. Ele jamais entenderá o ** que causou a todos.
10. Está com um ** incurável.
11. Estava de tão ** humor que ** falou comigo.




Conjunção & Locução conjuntiva


Conjunção   é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro de uma oração. (Ernani Terra- pág.210).

Locução conjuntiva  é o conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjunção. Geralmente, terminam com a conjugação que, exemplo: a menos que; se bem que; a proporção que, .....

As conjunções (e locuções conjuntivas) classificam-se em: Coordenativas e  Subordinativas
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
Ligam termos com a mesma função sintática ou orações independentes. Dividem-se em:
·         Aditivas à expressam a ideia de adição, soma. Ex.: e, nem, mas também,...
- Ela foi ao cinema e ao teatro.
- Minha amiga é dona-de-casa e atriz.
- Ele não só emprestou o joguinho como também me ensinou a jogar.

·         Adversativas à Expressam ideias contrárias, de oposição, de compensação. Ex.: todavia, porém, contudo, entretanto, mas,...
- Tentei chegar na hora, porém me atrasei.
- Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.

·         Alternativas à Expressam ideia de alternância, escolha. Ex.:ou...ou, seja...seja,....
- Ou você sai do telefone ou eu vendo o aparelho.
- Meu cachorrinho ora late ora dorme.

·         Conclusivas à indicam conclusões às orações. Ex: logo, portanto, por isso, assim, pois (após o verbo),....
- Estava preparada para a prova, portanto não fiquei nervosa.

·         Explicativas à indicam explicação. Ex: pois (antecedendo o verbo), porque, que,...
- É melhor colocar o casaco porque está fazendo muito frio lá fora.
- Não demore, que o seu irmão  já vai chegar.
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
Ligam duas orações sintaticamente dependentes, ou seja,  uma subordinada a uma outra , denominada principal. Dividem-se em:
·         Causais  à exprimem  causa, motivo. Ex. porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque).
- Não pude comprar o livro porque estava em falta.
- Ele não fez o trabalho porque tem quis.

·         Condicionaisà exprimem condição. Ex. se, caso, contanto que,...

·         Concessivas à exprimem concessão. Ex: embora, ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.
- Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada)
- Apesar de ter chovido fui ao cinema.

·       Conformativas àexprimem conformidade, ideia de acordo. Ex: como, segundo, conforme, ...
- Cada um colhe conforme semeia.
- Segundo me disseram a casa é esta.

·         Consecutivas  à expressam uma ideia de consequência, de resultado. Ex: que ( após “tal”, “tanto”, “tão”, “tamanho”), de maneira que, de modo que, ...
- Falou tanto que ficou rouco.
- Estava tão feliz que desmaiou.
  • Comparativas à exprimem comparação. Ex: como, que ( precedido de mais ou menos),...

  • Finais à expressam ideia de finalidade, objetivo. Ex: para que, a fim de que,
- Todos trabalham para que possam sobreviver.
- Viemos aqui para que vocês ficassem felizes.

  • Proporcionais àexprimem proporção. Ex: à medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que,...
- À medida que as horas passavam, menos esperança tinham.
- Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.

  • Temporais à exprimem tempo. Ex: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que,...
- Chegamos em casa assim que começou a chover.

Obs: - Mal chegamos e a chuva desabou. (Mal é conjunção subordinativa temporal quando equivale a “logo que”).

  • Integrantes à Que, se, quando iniciam oração subordinada substantiva.

Uma mesma conjunção ou locução conjuntiva pode estabelecer  relações diferentes entre orações.
Ex:  Você irá bem na prova desde que estude. ( Estabelece relação de condição).
       Não para de falar desde que a aula começou.( Estabelece relação de tempo).


Algumas pessoas confundem as circunstâncias de causa e consequência.
Exemplos:
- Correram tanto, que ficaram cansados. (“Que ficaram cansados” aconteceu depois deles terem corrido, logo é uma consequência).

-Ficaram cansados porque correram muito. (“Porque correram muito” aconteceu antes deles ficarem cansados, logo é uma causa).


Exercícios:

1) Classifique as conjunções nas frases abaixo:
a. Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios.  _______________________________________

b. Embora fosse tarde, fomos visita-lo.
  __________________________________

c. Se precisar da minha ajuda, telefone-me.   _________________________________________________

d. O passeio ocorreu como havíamos planejado. ______________________________________________

e. Toque o sinal para que todos entrem no salão.    ____________________________________________

f. O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam.  _________________________________

g. A briga começou  assim que  saímos da festa. ______________________________________________

h. O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem. ____________________________________________

i. Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame.
 ____________________________________

j. Espero que você volte.
 ________________________________________

K. Ou escolho agora ou fico sem presente de Natal.  ___________________________________________
l. Marta foi despedida, uma vez que não obedeceu o seu patrão.
 __________________________

m. Fernando saiu de casa, já que se separou de sua esposa. ______________________________________

n. Rose não gostou da brincadeira, porque isso feriu seus sentimentos. _____________________________

o. Choveu tanto que as ruas ficaram alagadas.  
_____________________________________________

Samba - Império Serrano - 2013


                    IMPÉRIO SERRANO - 2013

Enredo: Caxambu - O Milagre das Águas na Fonte do Samba
Autores: PAULINHO VALENÇA, HENRIQUE HOFFMANN, MARCELO RAMOS,
POPEYE, FILIPE ARAUJO, BETO DO IMPÉRIO e AIRINHO

CAXAMBÚ
MATA ESSA SEDE DE VITÓRIA
EM TUAS ÁGUAS O POVO DA MINHA SERRINHA
HOJE VEM SE BANHAR
PASSA A PURA ENERGIA
E A FORÇA QUE TE LEVA PARA O MAR
CONTOU A MITOLOGIA... FOI POSEIDON!
QUE BATENDO SEU TRIDENTE
FEZ A SERRA BORBULHAR
E BROTARAM DOZE FONTES DE INSPIRAÇÃO
ENTRE RIOS E CASCATAS
NASCEU ESSE LUGAR

VAI MEU CANTO VAI
E MARCA O PASSO DA PROCISSÃO 
”JONGA” NEGRO NO COMPASSO
DO CONGADO EM DEVOÇÃO

GLORIA E GLAMOUR NA ERA VARGAS
O BRILHO DOURADO
A SORTE NO CASSINO
PARAISO ABENÇOADO
PELA FÉ DE NHÁ CHICA NO DIVINO
DA MILAGROSA MINA
A CURA DA PRINCESA
O SONHO DA FAMÍLIA IMPERIAL
NA FAZENDA DA ROSETA A BELEZA
QUE BROTA NO MEU CARNAVAL

E VEM DE LÁ O POVO A CANTAR
PODE ACREDITAR A CADA ANO 
RENASCE NA FONTE DO SAMBA
UM NOVO IMPÉRIO SERRANO

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro de uma oração. (Ernani Terra- pág.210).
Locução conjuntiva é o conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjunção. Geralmente, terminam com a conjugação que, exemplo: a menos que; se bem que; a proporção que, .....
As conjunções (e locuções conjuntivas) classificam-se em: Coordenativas e  Subordinativas

Conjunções Coordenativas
Ligam termos com a mesma função sintática ou orações independentes. Dividem-se em:
·         Aditivas à expressam a ideia de adição, soma. Ex.: e, nem, mas também,...
- Ela foi ao cinema e ao teatro.
- Minha amiga é dona-de-casa e atriz.
- Ele não só emprestou o joguinho como também me ensinou a jogar.

·         Adversativas à Expressam ideias contrárias, de oposição, de compensação. Ex.: todavia, porém, contudo, entretanto, mas,...
- Tentei chegar na hora, porém me atrasei.
- Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.

·         Alternativas à Expressam ideia de alternância, escolha. Ex.:ou...ou, seja...seja,....
- Ou você sai do telefone ou eu vendo o aparelho.
- Meu cachorrinho ora late ora dorme.

·         Conclusivas à indicam conclusões às orações. Ex: logo, portanto, por isso, assim, pois (após o verbo),....
- Estava preparada para a prova, portanto não fiquei nervosa.

·         Explicativas à indicam explicação. Ex: pois (antecedendo o verbo), porque, que,...
- É melhor colocar o casaco porque está fazendo muito frio lá fora.
- Não demore, que o seu avô  já vai chegar.

Conjunções subordinativas
Ligam duas orações sintaticamente dependentes, ou seja,  uma subordinada a uma outra , denominada principal. Dividem-se em:
·         Causais  à exprimem  causa, motivo. Ex. porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque).
- Não pude comprar o livro porque estava em falta.
- Ele não fez o trabalho porque tem quis.

·         Condicionaisà exprimem condição. Ex. se, caso, contanto que,...

·         Concessivas à exprimem concessão. Ex: embora, ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.
- Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada)
- Apesar de ter chovido fui ao cinema.

·       Conformativas àexprimem conformidade, ideia de acordo. Ex: como, segundo, conforme, ...
- Cada um colhe conforme semeia.
- Segundo me disseram a casa é esta.

·         Consecutivas  à expressam uma ideia de consequência, de resultado. Ex: que ( após “tal”, “tanto”, “tão”, “tamanho”), de maneira que, de modo que, ...
- Falou tanto que ficou rouco.
- Estava tão feliz que desmaiou.
·         Comparativas à exprimem comparação. Ex: como, que ( precedido de mais ou menos),...

·         Finais à expressam ideia de finalidade, objetivo. Ex: para que, a fim de que,
- Todos trabalham para que possam sobreviver.
- Viemos aqui para que vocês ficassem felizes.

·         Proporcionais àexprimem proporção. Ex: à medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que,...
- À medida que as horas passavam, menos esperança tinham.
- Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.

·         Temporais à exprimem tempo. Ex: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que,...
- Chegamos em casa assim que começou a chover.

Obs: - Mal chegamos e a chuva desabou. (Mal é conjunção subordinativa temporal quando equivale a “logo que”).

·         Integrantes à Que, se, quando iniciam oração subordinada substantiva.

Uma mesma conjunção ou locução conjuntiva pode estabelecer  relações diferentes entre orações.
Ex:  Você irá bem na prova desde que estude. ( Estabelece relação de condição).
       Não para de falar desde que a aula começou.( Estabelece relação de tempo).


Algumas pessoas confundem as circunstâncias de causa e consequência.
Exemplos:
- Correram tanto, que ficaram cansados. (“Que ficaram cansados” aconteceu depois deles terem corrido, logo é uma consequência).

-Ficaram cansados porque correram muito. (“Porque correram muito” aconteceu antes deles ficarem cansados, logo é uma causa).