sexta-feira, 25 de março de 2016

Heredograma

Chamamos de heredogramas, os gráficos usados para demonstrar a genealogia de um indivíduo ou de uma família.  Para tal, são utilizados símbolos e sinais convencionais .

Os sinais mais corretamente usados nos problemas com heredogramas são:
·         um quadrado => Indivíduos do sexo masculino;
·         um círculo => Indivíduos do sexo feminino ;
·         um traço horizontal unindo casal => indica procriação;
·         traços verticais unidos ao traço horizontal do casal => descendentes, filhos do casal;
·         um losango  => Indivíduos de sexo indefinido;
·         símbolos preenchidos => Indivíduos afetados por alguma anomalia
·         dois traços horizontais => No caso de acasalamento consanguíneo.


Regras para a montagem de um Heredograma:

·         à esquerda, o Homem e a mulher à direita sempre que possível;

·         Os filhos devem ser colocados da direita para a esquerda, em ordem de nascimento;

  •        Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, sempre da esquerda para a direita.

  •        As gerações seguintes serão indicadas por algarismos romanos ( I, II, III,...)




  

             1.(UFMG 2010)
Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a elaboração de heredogramas, como este:

É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode:
(a) determinar o provável padrão de herança de uma doença.
(b) ilustrar as relações entre os membros de uma família.
(C) prever a frequência de uma doença genética em uma população.
(d) relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.

2.Numere no heredograma abaixo as gerações I, II, III e IV e os respectivos indivíduos:

(a) Quantos homens estão representados nessa genealogia?

(b) Quantas mulheres estão representadas?
(c)  Quantos indivíduos estão aí representados?
(d)  Quantos afetados?
(e)   Indique (pelos respectivos números) que casais possuem maior número de descendentes.
(f)   Faça uma seta indicando o indivíduo III.6


3.Um gato de cor castanha foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era de cor preta, e teve 7 filhos de cor preta e 6 filhos de cor castanha. Já a outra fêmea, também de cor preta, teve 14 filhos, sendo todos eles de cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente:
(a) Aa, aa, aa.
(b) AA, aa, aa.
(c) aa, AA, aa.
(d) Aa, Aa, AA.
(e) aa, aA, AA.

4. Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
(a) Apenas indivíduos Aa;
(b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
(c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
(d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

5.(FUVEST 2009)
O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X.



 Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em:
(a) I       (b) II      (c) III     (d) I e II   (e) II e III

6. (UFSC 2011)O heredograma abaixo mostra uma família onde encontramos indivíduos não afetados (quadrados e círculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e círculos pretos).

Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a análise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:
(a) o padrão de herança da anomalia é autossômico dominante.
(b)o indivíduo III – 4 com certeza é heterozigoto.
(c) a chance do indivíduo II – 3 ser heterozigoto é de 50%.
(d)os indivíduos do casal II – 1 e II – 2 são heterozigotos.
(e) trata-se de uma herança, ligada ao sexo, de padrão recessivo.
(f) a possibilidade do casal II – 3 e II – 4 ter outra filha afetada pela anomalia é de 25%.
(g) a  chance  do  casal III – 4 e III – 5 ter outro filho do mesmo sexo que IV – 1 no entanto afetado é de 16,6%.

7.(Enem 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos. Qual é o padrão de herança observado para essa doença?
(a) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.
(b) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão de pai para os filhos
(c) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos
(D) dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
(e) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.


8.. Indique a opção que torna correta a seguinte afirmação:
A. Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomas dará origem a _______ células _________________, com _________ cromossomos cada uma.

(a) 2n, 20, 2, 2n, 20.
(b) Diplóide, 10, 4, haplóides, 05.
(c) Diplóide, 46, 4, haplóides, 23.
(d) n, 10, 2, 2n, 5.
(e) Haplóide, 5, 4, n, 20.
(f) 2n, 30, 4, n, 15.




Relações Ecológicas

Os Seres vivos de uma mesma comunidade relacionam entre si e com o meio.
Quando ocorre interação entre indivíduos da mesma espécie essas relações são chamadas de intraespecíficas ou homotípicas. Entretanto quando interagem com seres de outras populações, esse tipo de relação é denominado interespecífica ou  heterotípicas.

Essas relações ecológicas podem consistir em laços benéficos, ou não. Ou seja, podem ser: Harmônicas ou desarmônicas.

Nas Relações harmônicas ambos os indivíduos são beneficiados; ou então, apenas um, mas sem causar danos ou prejuízos ao outro.  Não há disputa entre as espécies.

Nas Relações desarmônicas, um sempre leva desvantagem podendo até chegar a morte.


 Relações harmônicas:

Intraespecíficas

·         Sociedade: Representantes da mesma espécie cooperam entre si, por meio da divisão de trabalho. Ex: abelhas e cupins.

·         - Colônia: Associação anatomicamente entre indivíduos, unidos entre si, e que podem desempenhar funções específicas. Ex: corais.

               Interespecíficas

·         - Mutualismo: Ambas as espécies, associadas entre si, se beneficiam, isto é, são beneficiadas mutuamente. Uma depende da outra para sobreviver.

Ex: liquens (fungos + algas).



·         - Protocooperação: Ambas as espécies se beneficiam, mas não dependem obrigatoriamente uma da outra e nem tampouco unidas.

 Ex: Caranguejo-eremita e anêmonas-do-mar.


·         - Inquilinismo: Uma espécie fornece proteção ou moradia à outra, sem se prejudicar. 

Ex: orquídeas epífitas. 



·         - Comensalismo: Um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro. É uma relação que fornece benefícios apenas a uma espécie, enquanto a outra permanece indiferente.
     Ex: tubarão e Rêmora



Relações desarmônicas:

·         - Canibalismo: Um indivíduo se alimenta de outro de sua espécie.




·         - Competição :. Há disputa:  por território, alimento, fêmea ou qualquer outro recurso .

                        por território

por alimento



·         - Amensalismo: O desenvolvimento ou próprio nascimento de indivíduos de uma espécie sendo prejudicado graças à secreção de substâncias tóxicas, produzidas por outra.
Ex: secreção antibiótica dos Penicillium.

·         Predatismo: Consiste na captura, morte e alimentação de suas presas. Relação entre Predador e presa.
Ex: leões e zebras
.

·         - Parasitismo: um habita dentro ou fora do outro, se alimentando dele, podendo até leva-lo à morte.


EXERCÍCIOS:
1. Quando temos organismos da mesma espécie que trabalham unidos para o bem do grupo, temos um tipo de relação intraespecífica harmônica. Os agrupamentos que se caracterizam por possuírem divisão de trabalho, sistema de classes e indivíduos que apresentam relativa independência e mobilidade recebem o nome de:
(a) colônia        (b) sociedade    (c) mutualismo      (d) protocooperação

2. Sabemos que o mutualismo ocorre quando seres de espécies diferentes mantêm relações em que ambos são beneficiados. Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística.
(a) Fungos e algas.
(b)Tubarão e rêmoras.
(c) Piolho e ser humano.
(d) Bromélias e árvores.
(e) Leões e zebras.

3. (Cesgranrio- RJ) Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
(a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
(b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intraespecífica.
(d) uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora.
(e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

4.( UFPI-adaptada) Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:
(a)      Inquilinismo;
(b)      Herbivoria;
(c)       Mutualismo;
(d)      Sociedade;
(e)      Parasitismo

5. - Organismos de uma mesma espécie quase sempre disputam os recursos oferecidos pelo meio.
- Em algumas situações, os indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.

As afirmações acima se referem, respectivamente, às relações ecológicas intraespecíficas:

(a)      Competição intraespecífica e cooperação intraespecífica (sociedades e colônias)
(b)      Competição intraespecífica e mutualismo;
(c)       Comensalismo e mutualismo;
(d)      Competição interespecífica e inquilinismo;
(e)      Colônias e sociedades.
                                                             
6. Os itens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos:

I – A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo, o líquen;
II – Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria;
III – Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios;
IV – A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.

As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas, respectivamente, como:
(a)      Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
(b)      Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
(c)       Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
(d)      Mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade.
(e)      Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.

7. (Unesp-SP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
(a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.

8. (Carlos Chagas-SP) A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é um caso de:
(a) mutualismo.
(b) parasitismo.
(c) comensalismo.
(d) competição interespecífica.
(e) competição intraespecífica.

9.(ENEM-2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O.G.; VASCONCELOS, J.R. Ciências & Sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:
(a) comensalismo
(b) inquilinismo
(c) cooperação
(d) predatismo
(e) mutualismo

10. (PUC-RIO 2009) As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.

A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:
(a)  mutualismo.
(b)  competição.
(c)  comensalismo.
(d)  amensalismo.
(e)  proto cooperação

11. A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como:
(a)  competição.
(b)  parasitismo.
(c)  mutualismo.
(d)  sociedade.
(e)  comensalismo.

12.Assinale a opção que indica a Relação Ecológica ilustrada nos seguintes exemplos:
I) Um cavalo está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue.
II) A tênia é um platelminto que vive no intestino de mamíferos.
III) Os afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada de certas plantas.

(a) Parasitismo.
(b) Competição.
(c) Mutualismo.
(d) Sociedade.
(e) Canibalismo.
  
13. Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.
(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo, 12.01.2005.)

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de
(a) predação e comensalismo.
(b) comensalismo e parasitismo.
(c) parasitismo e competição.
(d) parasitismo e mutualismo.
(e) inquilinismo e mutualismo.

14. Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir:
I. parasitismo
II. mutualismo
III. comensalismo
IV. predatismo

(a) tubarão x peixe-piloto
(b) cupim x protozoário
(c) árvore x pulgão
(d) cobra x sapo

A associação correta é:
(a) Ia, lIb, IIIc, IVd
(b) Ib, IIc, IIId, IVa
(c) Ic, IIb, IIIa, IVd
(d) Ic, IId, IIIa, IVb

15. Define-se parasitas como seres que:
(a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
(b) matam e comem seres de outras espécies.
(c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
(d) se nutrem e crescem às custas de seres de outras espécie, sem matá-los a curto prazo.
(e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

16. A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:
(a) pássaros Anú e bois.
(b) orquídeas e árvores.
(c) cipó-chumbo e árvores.
(d) cupins e flagelados.
(e) pássaro-palito e crocodilo.

17. No combate biológico ao hospedeiro intermediário da esquistossomose, têm sido empregadas atualmente técnicas de introdução, na região, de outras espécies de caramujos, mais ágeis e resistentes, e de outros animais, como patos e marrecos.
A ação dos caramujos e dos patos e marrecos introduzidos em regiões endêmicas, são respectivamente exemplos de relações ecológicas do tipo:
(a) parasitismo - amensalismo.
(b) competição - predatismo.
(c) competição - parasitismo.
(d) predatismo - amensalismo.
(e) predatismo - competição.

18.(Unesp-SP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
(a )inquilinismo, competição e predatismo.
(b)predatismo, competição e parasitismo.
(c)parasitismo, competição e predatismo.
(d)parasitismo, inquilinismo e predatismo.
(e)parasitismo, predatismo e competição.

19. (UEL-PR) Considere o seguinte relato:
“O pássaro-palito penetra na boca aberta do crocodilo removendo os restos de alimento e parasitas encontrados entre seus dentes. Assim, o pássaro obtém o seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas”. Esse caso é um exemplo de:
(a)protocoperação.
(b)comensalismo.
(c)inquilinismo.
(d)mutualismo.
(e)predatismo.

20. (Carlos de Chagas-Londrina-PR/Modificado) Associe corretamente os pares de orgnaismos com as relações ecológicas.
a.Tubarão e peixe-piolho: __________
b.Cupim e protozoário: ____________
c.Árvore e pulgão: ________________
d.Cobra e sapo: ____________
e.Rêmora e tubarão: _________
f.Tamanduá e cupins: ___________
g.Anêmona e peixe-palhaço: _________