segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sistema Digestório

Uma das características dos seres vivos é a nutrição. Alguns seres vivos são capazes de produzir seu próprio alimento, são os seres autótrofos, essa produção se dá através da realização da fotossíntese.
Outros já consomem matéria orgânica já existente, são os heterótrofos, que é o nosso caso, nós seres humanos somos heterótrofos
Nós retiramos dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso corpo, e isso se dá, através do sistema digestório.

A principal função do sistema digestório é, partir, cortar, o alimento em inúmeros pedaços bem pequenos, até que este seja absorvido pelo organismo. Já o que não servir, ou não tiver mais utilidade é  enviado ao um outro sistema, o sistema excretor, para que seja eliminado do nosso corpo. 

É através da alimentação que nos mantemos as atividades vitais, que nossas células se renovam, que obtemos energia. Devemos dar preferência aos alimentos funcionais.

“Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas”, explica a nutricionista Mariana Exel, do Hospital Samaritano.    www.nutricaopraticaesaudavel.com.br




Voltando ao sistema digestório,.... este é compostos de órgãos, que compõe o tubo digestório e os órgãos anexos. O primeiro órgão do sistema digestório é a boca, seguida da faringe, esôfago, intestino delgado e grosso. E dos órgãos anexos, participam indiretamente da digestão: fígado, pâncreas e vesícula biliar.
Anexas à boca estão três pares de glândulas salivares, que são órgãos produtores de saliva.


 Para auxiliar a digestão, o nosso corpo produz enzimas digestórias, onda cada uma dessas enzimas digere uma espécie específica de molécula existente nos alimentos. A amilase por exemplo,é uma enzima que digere o amido; as proteases atuam em cima das proteínas e as lipases , nos lipídios

A saliva , produzida pelas glândulas salivares, contém uma enzima do tipo amilase, chamada ptialina, que transforma o amido em em maltose, uma variedade de açúcar formada pela união de duas moléculas de glicose.
No estômago, temos o suco gástrico que é formado por várias enzimas como a lipase, a pepsina, a renina, o ácido clorídrico, que atuam em cima do bolo alimentar,passando a digerir a maior parte dos alimentos. O bolo alimentar se transforma em quimo, num processo denominado quimificação.
O quimo é enviado ao intestino delgado,  no duodeno, os alimentos recebem as secreções que são lançadas do fígado e do pâncreas. É no duodeno, onde ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção.
A ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico atua sobre o quimo, o transformando em quilo, líquido viscoso de cor branca. Esse processo é chamado de quilificação.
A digestão continua no jejuno e no íleo.
Terminada a digestão, o que restou é encaminhado ao intestino grosso. No intestino grosso ocorrerá a formação do bolo fecal, que será eliminado pelo ânus.
No intestino grosso também existem bactérias da flora intestinal que nos ajudam na produção de vitaminas, como a K e a B12.

Obs.:
 A celulose é uma substância que, nós seres humanos, não temos como digerir, nesse caso, como a celulose é grande demais para ser absorvida, ela é eliminada com as fezes.


Exercícios:

1. A boca avança sobre o sanduíche. Os dentes cortam o pão e rasgam o recheio. A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo com cerca de 7 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos diminuirão a velocidade dessa longa travessia, que deverá durar entre 12 e 14 horas. No final da jornada, as ligações químicas das moléculas do sanduíche estarão quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir que elas penetrem nas células humanas”.
O texto se refere ao processo:
a) Respiratório       
b) Circulatório        
c) Digestório         
d) Imunológico

2. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
a) (      ) tudo digestório e fígado.                            
  
b) (      ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) (      ) tubo digestório e glândulas anexas.           
d) (      ) tubo digestório e intestino grosso.

3. As etapas da atuação do sistema digestório sobre o alimento ingerido, na ordem em que acontecem, são:
a. ingestão - digestão - absorção - indigestão.
b. absorção - digestão - indigestão - eliminação.
c. ingestão - digestão - absorção - eliminação.
d. absorção - indigestão - digestão - eliminação.

4. O trecho do texto “A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo
com cerca de 7 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas”, se refere ao:
a) Tubo digestório              
b) Intestino grosso          
c) Intestino delgado           
d) Duodeno

5. Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda:
( a ) Faringe                           (      ) Tubo de aproximadamente 6 metros enrolado no abdômen. 
( b ) Esôfago                         (      ) Recebe os alimentos vindos do esôfago. 
( c ) Estômago     (      ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes. 
 ( d ) Intestino delgado     (      ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
( e ) Intestino grosso         (      ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago. .
( f ) Boca                   (      ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos

A relação correta é:
A) b, d, e, a, f, c            B) f, e, a, d, b, c       
C) d, c, a, e, f, b            D) d, c, e, a, b, f

6. O tubo digestório começa:
a) (     ) nas glândulas salivares.     
b) (     ) na boca.      
c) (     ) no esôfago.    
d) (     ) no estômago

7. O esôfago está situado:
a) (     ) entre o estômago e o intestino delgado.
       
b) (     ) entre o pâncreas e o estômago.
c) (     ) entre a boca e o estômago.          
d) (     ) entre o intestino grosso e o delgado


8. Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda:

( a ) Faringe
( b ) Esôfago                                      
( c ) Estômago                                   
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso                       .
( f ) Boca

(     ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.

(     ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
(     ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
(     ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
(     ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
(     ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos

9. (Fuvest-SP) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

10.O intestino grosso é um órgão de aproximadamente 50 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, podendo ser dividido em: ceco, colo e reto. Esse órgão está relacionado com:
a) a digestão mecânica do alimento.        
b) a digestão de gorduras.
c) a digestão de proteínas.       
d) a absorção de água.      
e) a quebra de amido.

11.O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Entre as funções do fígado, destaca-se a capacidade de produção de uma substância que atua emulsificando gorduras. Essa substância recebe o nome de:
a) tripsina.       b) pepsina.        c) bile.         d) amilase

12.O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.
a) boca.     b) faringe.     c) estômago.      
d) intestino delgado.     e) intestino grosso.