quinta-feira, 17 de maio de 2018

Hidrocarbonetos

São compostos orgânicos formados por Carbono ( C ) e Hidrogênio ( H ).
Nomenclatura
PREFIXO INFIXO  +  SUFIXO

PREFIXO - indica o número de carbonos presente na cadeia carbônica (na principal), quando se tratar de uma ramificada.
1C - MET
2C - ET
3C - PROP
4C- BUT 
5C - PENT
6C - HEX
7C - HEPT
8C - OCT


INFIXO   - faz referência ao tipo de ligação
ligação simples - an
ligação dupla - en
ligação tripla - in


SUFIXO - faz referência ao composto
Hidrocarboneto - o
Se fosse um álcool, seria ol; no caso de ser uma cetona - ona
EX:BUTANO
 


A presença de ligações duplas e triplas devem ser indicadas,para isso começa-se a contar os Carbonos do carbono mais próximo da dupla ou tripla. Assim:

Quando a cadeia é cíclica ou fechada,primeiro se escreve a palavra ciclo
 
No caso de ramificação, em primeiro deve-se destacar a cadeia principal.Começa-se a escrever o nome do composto pelas ramificações.Observe:

                                                     3-etil-heptano ou 3-etileptano

il para as ramificações após o indicativo do número de carbons: 2carbonos - et + il (ramificação)


 As duplas ou triplas sempre fazem parte da cadeia principal

Essas regras servem para outros compostos orgânicos:



Homólogos e Análogos - Biologia


Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que esses órgãos são homólogos. O que  nos leva concluir que houve uma Evolução Divergente ou divergência evolutiva, nos direcionando a um ancestral comum. E não é só isso, se observarmos  o desenvolvimento embrionário de alguns grupos de animais, perceberemos a existência de poucas diferenças no início do crescimento. Isso também  evidencia  que, em algum ponto, todos possuíram um ancestral comum.


Os órgãos homólogos são bastante usados nos estudos para estabelecer uma relação de parentesco entre os organismos, já que  sugere que esses seres apresentam um ancestral comum. 
 
Reforçando:Quando as estruturas acabam assumindo diferentes funções em resposta ao modo de vida de cada ser vivo, dizemos que houve uma divergência evolutiva.

Analise a imagem abaixo, repare as estruturas desses seres

 Interessante né? Essas  semelhanças são resultantes de um ancestral em comum e a análise delas fornece informações importantes sobre a relação existente entre as espécies. 

Órgãos Homólogos




Órgãos Análogos 

Por sua vez, os órgãos análogos, não refletem as relações de ancestralidade e dizem respeito apenas às funções semelhantes. Essas semelhanças ocorrem devido à evolução convergente.
A Convergência evolutiva  leva ao surgimento de características semelhantes mesmo em indivíduos de grupos bastante diferentes.

  Essas características favoreceram a sobrevivência em ambientes similares, e assim representam adaptações ao ambiente.








Irradiação adaptativa
É fruto do isolamento geográfico de alguns grupos a partir de uma população inicial. O que acarreta uma diversificação das espécies, devido ao acúmulo de características diferentes com o passar dos tempos e com a atuação da SELEÇÃO NATURAL. Ou seja,  de um ancestral comum surgem diversas linhas evolutivas divergentes.
É diferente da Convergência adaptativa ! Não  confuda!
 
Convergência Adaptativa
Resulta da adaptação de grupos de organismos  de espécies diferentes ao mesmo meio . Apesar de possuírem semelhanças na organização de seus corpos, não obrigatóriamente possuem um parentesco.
Observe: