quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O esgoto

O Esgoto das Casas
Nas cidades com rede de esgoto, a água já utilizada em nossas casas segue pelo esgoto, contendo não só sabão e detergente mas, também fezes e urina colhidas dos banheiros. Essa água é levada por meio de tubos subterrâneos para as estações de tratamento de esgoto e, depois, despejadas em córregos, rios, lagos ou mares.
                Nas estações de tratamento, o esgoto é decomposto e sofre desinfecção com o uso de produtos químicos com a finalidade de diminuir a poluição dos rios e mares. No entanto, nem todas as cidades possuem estações de tratamento de esgoto, por isso, nessas cidades, o esgoto é jogado diretamente nos rios e lagos das proximidades.
                Há também bairros e vilas que não contam sequer com uma rede de esgotos. Assim, por falta de opções, seus moradores lançam o esgoto das casas diretamente em vielas, córregos, ou mesmo na rua. Quando isso acontece, costumamos dizer que o esgoto corre a céu aberto, constituindo um grande risco de doenças para toda população.

Fossas
                Nas regiões onde não há rede de esgoto, geralmente as pessoas usam as fossas, em especial a fossa seca, um buraco escavado no chão, com cerca de 1m de diâmetro e 2 ou 3 m de profundidade. De modo geral, o buraco é coberto por tábuas, deixando-se uma abertura para as pessoas urinarem e defecarem. Sobre essa abertura deve haver sempre uma tampa, de modo a impedir a circulação de insetos e diminuir o mau cheiro das fezes e urina. Sobre a fossa é construída uma casinha de madeira, que isola e protege o conjunto.
                As fossas secas sempre foram muito utilizadas em locais onde não há rede de esgoto instalada, sobre tudo na zona rural.
                Mais higiênicas e eficazes que as fossas secas são as fossas sépticas, compostas por dois reservatórios: caixa de gordura e fossa negra. Nesse caso, os despejos da casa são levados por canos até a caixa de gordura. Nela, a parte sólida afunda e a líquida fica mais próxima à superfície. Assim, quando essa caixa se enche, a parte líquida escorre para a fossa negra e aos poucos, vai sendo absorvida pelo solo. Periodicamente, a parte sólida retida na caixa de gordura, deve ser retirada.

                No Brasil, grande parte da água e esgotos não é tratada, que é injustificável, pois as obras de saneamento básico são especialmente importantes na diminuição da mortalidade infantil, que ainda é alta no país. Nos últimos anos, foram registrados milhares de casos de várias doenças relacionadas a problemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, inundações, drenagem, lixo,...
                A presença de certas bactérias, denominadas coliformes fecais, revela a contaminação da água por fezes humanas, com a possibilidade de também existirem nela outros microorganismos patogênicos. Essa contaminação é muito comum em praias, lagoas, e reservatórios que recebem esgotos e até mesmo em poços e fontes, contaminados por dejetos provenientes de fossas mal construídas.

Exercícios
1)      Descreva o ciclo evolutivo do Schistosoma mansoni:
2)      O que você entende por coliformes fecais?
3)      Que relação existe entre o índice de mortalidade infantil e a rede de  saneamento básico?
4)      O que são fossas secas? Onde podem ser encontradas?
5)      O que vem a ser esgoto a céu aberto?
6)      Como funciona a estação de tratamento de esgoto?
7)      Cite as etapas do processo de purificação da água numa estação de tratamento de água?

Nenhum comentário:

Postar um comentário