Conjunção é a
palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exercem a mesma
função sintática dentro de uma oração. (Ernani Terra- pág.210).
Locução conjuntiva é o conjunto de duas ou mais palavras
com valor de conjunção. Geralmente, terminam com a conjugação que,
exemplo: a menos que; se bem que; a proporção que,
.....
As
conjunções (e locuções conjuntivas) classificam-se em: Coordenativas
e Subordinativas
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
Ligam termos com a mesma função sintática ou orações independentes. Dividem-se em:
Ligam termos com a mesma função sintática ou orações independentes. Dividem-se em:
·
Aditivas
à expressam a ideia de adição, soma. Ex.: e, nem, mas
também,...
- Ela foi ao cinema
e ao teatro.
- Minha amiga é dona-de-casa e atriz.
- Ele não só emprestou o joguinho como também me ensinou a jogar.
- Minha amiga é dona-de-casa e atriz.
- Ele não só emprestou o joguinho como também me ensinou a jogar.
·
Adversativas à Expressam ideias contrárias, de oposição, de
compensação.
Ex.: todavia, porém, contudo, entretanto, mas,...
- Tentei chegar na
hora, porém me atrasei.
- Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.
- Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.
·
Alternativas à Expressam
ideia de alternância, escolha.
Ex.:ou...ou, seja...seja,....
- Ou você sai do telefone ou eu vendo o aparelho.
- Meu cachorrinho ora late ora dorme.
- Meu cachorrinho ora late ora dorme.
·
Conclusivas à indicam
conclusões às orações. Ex: logo, portanto, por isso, assim, pois (após o
verbo),....
- Estava preparada para a prova, portanto não fiquei
nervosa.
·
Explicativas à indicam
explicação. Ex: pois (antecedendo o verbo), porque, que,...
- É melhor colocar o casaco porque está fazendo muito frio lá
fora.
- Não demore, que o seu irmão já vai chegar.
- Não demore, que o seu irmão já vai chegar.
CONJUNÇÕES
SUBORDINATIVAS
Ligam duas orações sintaticamente dependentes, ou seja, uma subordinada a uma outra , denominada principal. Dividem-se em:
Ligam duas orações sintaticamente dependentes, ou seja, uma subordinada a uma outra , denominada principal. Dividem-se em:
·
Condicionaisà exprimem condição. Ex. se, caso, contanto que,...
·
Concessivas à exprimem concessão. Ex: embora,
ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.
- Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de
estar cansada)
- Apesar de ter chovido fui ao cinema.
- Apesar de ter chovido fui ao cinema.
·
Conformativas àexprimem conformidade, ideia de
acordo. Ex: como, segundo, conforme, ...
- Cada um colhe conforme semeia.
- Segundo me disseram a casa é esta.
- Segundo me disseram a casa é esta.
·
Consecutivas à expressam uma
ideia de consequência, de resultado. Ex: que ( após “tal”, “tanto”, “tão”,
“tamanho”), de maneira que, de modo que, ...
- Falou tanto que ficou rouco.
- Estava tão feliz que desmaiou.
- Estava tão feliz que desmaiou.
- Comparativas à
exprimem comparação. Ex: como, que ( precedido de mais ou menos),...
- Finais à
expressam ideia de finalidade,
objetivo. Ex: para que, a fim de que,
- Todos trabalham
para que possam sobreviver.
- Viemos aqui para que vocês ficassem felizes.
- Viemos aqui para que vocês ficassem felizes.
- Proporcionais
àexprimem proporção. Ex: à
medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que,...
- À medida que as
horas passavam, menos esperança tinham.
- Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.
- Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.
- Temporais à
exprimem tempo. Ex: quando, enquanto, logo que, desde que, assim
que,...
- Chegamos em casa assim que começou a chover.
Obs: - Mal chegamos e a chuva desabou. (Mal é conjunção
subordinativa temporal quando equivale a “logo que”).
- Integrantes à
Que, se, quando iniciam oração subordinada substantiva.
Uma mesma conjunção ou locução conjuntiva pode estabelecer relações diferentes entre orações.
Ex: Você irá bem na prova desde que estude. ( Estabelece relação
de condição).
Não para de falar desde que a aula começou.( Estabelece
relação de tempo).
Algumas pessoas confundem as circunstâncias de causa e consequência.
Exemplos:
- Correram tanto, que ficaram cansados. (“Que ficaram cansados” aconteceu depois deles terem corrido, logo é uma consequência).
- Correram tanto, que ficaram cansados. (“Que ficaram cansados” aconteceu depois deles terem corrido, logo é uma consequência).
-Ficaram cansados porque correram muito. (“Porque correram muito” aconteceu antes deles ficarem cansados, logo é uma causa).
Exercícios:
1)
Classifique as conjunções nas frases abaixo:
a.
Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios. _______________________________________
b.
Embora fosse tarde, fomos visita-lo.
__________________________________
c.
Se precisar da minha ajuda, telefone-me.
_________________________________________________
d.
O passeio ocorreu como havíamos planejado.
______________________________________________
e.
Toque o sinal para que todos entrem no salão. ____________________________________________
f.
O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam. _________________________________
g.
A briga começou assim que saímos da festa.
______________________________________________
h.
O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem. ____________________________________________
i.
Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame.
____________________________________
j.
Espero que você volte.
________________________________________
K.
Ou escolho agora ou fico sem presente de Natal. ___________________________________________
l.
Marta foi despedida, uma vez que não obedeceu o seu patrão.
__________________________
m.
Fernando saiu de casa, já que se separou de sua esposa.
______________________________________
n.
Rose não gostou da brincadeira, porque isso feriu seus sentimentos.
_____________________________
o.
Choveu tanto que as ruas ficaram alagadas.
_____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário