sábado, 24 de março de 2018

Evolução - Exercícios


 Evolução  - Exercícios
1.Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por Lamarckismo:
(a ) Seleção natural e mutação.     
( b) Lei do uso e desuso e seleção natural.      
(c ) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
(d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.       
(e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


2. Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
(a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
(b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
(c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
(d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
(e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

3. Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
(a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
(b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
(c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
(d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.

4.(UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
(a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes. x
(b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
(c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
(d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.

5. (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
(a) mutação e seleção natural.       
( b) mutação e adaptação.
(c) mutação e recombinação gênica.        
(d) recombinação gênica e seleção natural.     
 ( e) adaptação e seleção natural.

6. UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.
“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”
“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”                                          
(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:
(a) da Teoria Sintética da Evolução.      
(b) darwinistas.     
(c) neodarwinistas.        
(d) lamarckistas.             
(e) sobre especiação.


7. (UFES/2004) Os pesquisadores Robert Simmons  e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais  compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.
(Simmons  and  Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado).
Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:
(a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
(b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.
(c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
(d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
(e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
  

8. “O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
(a) Teoria de Lamarck    
(b) Teoria de Malthus           
 (c) Teoria de Wallace            
(d) Teoria de Darwin         
( e) Teoria de Mendel

9. (UFC/2004) “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...”.
O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.
(a) Seleção natural – Charles Darwin.          
 (b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
(c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.                
(d) Seleção artificial – Charles Darwin.
(e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

10.Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
A – O Urso Polar é BRANCO porque vive na NEVE!
B – O Urso Polar vive na NEVE porque é BRANCO!
As afirmações A e B podem ser atribuídas, respectivamente, a:
(a) Lamarck e Darwin.       
(b) Pasteur e Lamarck.       
(c) Pasteur e Darwin.     
(d) Darwin e Wallace.       
(e) Wallace e Darwin.

11.Os fósseis são o testemunho concreto da transformação das espécies no tempo. Algumas espécies desapareceram e outras, suas descendentes, se desenvolveram em tempos subseqüentes. Este fenômeno é chamado evolução. Acerca do tema, assinale o que for correto.
01. As idéias fixistas começaram a ser questionadas no século XVIII, depois dos avanços da geologia. Nesse século, na Inglaterra, o desenvolvimento industrial havia estimulado a pesquisa e a extração de minérios. Com a construção de canais, estradas e minas, inúmeros achados fósseis foram escavados.
02. A maneira de conceber as espécies, fixas e imutáveis, foi definida como fixismo por Stanley Miller. Como os fixistas se referem com freqüência à tradição da Bíblia, ao fixismo associa-se o criacionismo.
04. Os biólogos costumam organizar as relações de parentesco entre espécies mais ou menos estreitas em um esquema ramificado chamado árvore genealógica. Os organismos atualmente vivos encontram-se na parte superior dos ramos de árvore, todos no mesmo nível. Os ramos que terminam mais abaixo representam espécies extintas que não deixaram descendentes.
08. Charles Darwin, estimulado pela coleta e estudo dos seres vivos e fósseis que realizara durante uma viagem ao redor do mundo, publicou o livro A origem das espécies, no qual expôs a sua teoria da evolução. Em poucas palavras ela afirma que “as espécies atuais descendem de outras que viveram no passado e com as quais estão aparentados por ancestrais comuns.”
16. Um exemplo impressionante de fóssil é o do Archaeopteryx, uma ave muito primitiva. Esse animal, já extinto, tinha asas e penas como as aves atuais, mas também possuía um rabo como o de um lagarto, porém recoberto de penas e um bico com dentes de um réptil. Ele comprovou a ligação entre os répteis e as aves.
Soma: ______________________

12. Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido por:
(a) Louis Pasteur (1822-1895)                
( b) Louis Jablot (1645-1723)                        
 (c) John Needlham (1713-1781)
(d) Lazarro Spallanzani (1729-1799)                       
(e) Thomas Huxley (1825-1895)

13. O autor da obra “Philosophie zoologique” (1809), propôs uma teoria evolutiva na qual, segundo ele – A transformação das espécies ocorre porque o meio ambiente sofre alterações e os seres vivos têm que se modificar para se adaptar às novas condições e, com o passar do tempo, essas modificações se tornariam hereditárias. Os ancestrais da girafa, por exemplo, apresentavam pescoço curto; devido a necessidade de alcançar as folhas das árvores cada vez mais altas, eram obrigadas a esticar o pescoço, o que teria, com o tempo, determinado o aumento gradual de tamanho, até atingir o observado atualmente.
Esta Teoria foi proposta por:
(a) Lamarck                
( b) Weismann                     
(c) Mendel                 
(d) Malthus                    
(e) Darwin

14. O emprego maciço dos inseticidas sintéticos tem provocado o aparecimento de indivíduos resistentes ao veneno. Em 1964, havia pelo menos 140 espécies que tinham adquirido resistência aos vários inseticidas, das quais 80 eram vetores de doenças, como os anófeles.
Essa resistência ocorre porque os inseticidas:
(a) provocam mutações nas células somáticas, quando incorporados pelo ser vivo.
(b) selecionam os indivíduos, preservando os mais resistentes, que irão originar outras gerações resistentes.
(c) provocam uma adaptação dos indivíduos, por meio do desenvolvimento de defesa imunológica contra o inseticida.
(d) somente são absorvidos por indivíduos geneticamente modificados em laboratório.
(e) provocam a morte apenas dos machos, favorecendo o desenvolvimento de resistência nas fêmeas.

15. Lamarck foi o primeiro a propor uma hipótese consistente para explicar o mecanismo da evolução. Nela, salientava:
(a) a importância das mutações para a formação de novas espécies.
(b) o papel da seleção natural na modificação das espécies.         
( c) a relevância dos híbridos na especiação.
(d) as adaptações dos seres vivos ao ambiente.              
(e) a existência de alelos recessivos.

16. Assinale o que for correto.
01. A recombinação gênica é conseqüência da substituição de um par de bases do DNA por outro par de bases diferente.
02. A evolução de todas as espécies vivas e extintas ocorreu exclusivamente por alterações em características hereditárias.
04. Um alpinista que vive ao nível do mar não tem glóbulos vermelhos suficientes para suportar o ar rarefeito das grandes altitudes. Na primeira fase da escalada de uma montanha muito alta, o alpinista deve passar por uma adaptação em altitudes intermediárias. Nesse período, ocorrem mutações gênicas favoráveis ao aumento da quantidade de glóbulos vermelhos.
08. Muitos cientistas não consideram os vírus como seres vivos porque as partículas virais não possuem genes.
16. Considere uma espécie de planta e um locus com os alelos codominantes a1 e a2. Em uma população, 250 indivíduos são homozigotos a1a1, 450 são homozigotos a2a2 e 300 são heterozigotos a1a2. Nessa população, a freqüência do alelo a1 é 0,4.
32. Suponha que, em uma grande população, a freqüência do alelo a diminui a cada geração porque, em média, um indivíduo aa deixa menos descendentes do que um indivíduo AA ou um indivíduo Aa. Portanto, nessa população, as mudanças nas freqüências dos alelos A e a, ao longo das gerações, é explicada pela seleção natural.
64. A presença de órgão análogo em duas espécies diferentes sugere parentesco evolutivo, isto é, o órgão estava presente em um ancestral que deu origem às duas espécies.



17. Quanto às Teorias Evolutivas conhecidas, analise as proposições e assinale o que for correto.
01. Uma condição fundamental para que a seleção natural ocorra é existir diversidade genética.
02. A mutação é um fator da evolução que diminuiu a variedade genética.
04. Um dos pontos básicos das idéias de Darwin é que os seres vivos se empenham constantemente numa luta pela vida.
08. Contaminações ambientais com material radioativo, como aconteceu em Chernobyl (Ucrânia) em 1986, são perigosas para os seres vivos porque estimulam muito o crescimento celular.
16. A alteração no código do DNA não constitui fator casual de mutação cromossômica.
Soma:_____________
 
18. O conhecimento sobre a vida passada resulta de um minucioso trabalho de estudiosos, que, como pesquisadores ¨detetives¨, analisam e interpretam vestígios e pistas deixados por seres que viveram em épocas antigas, os fósseis. Atualmente, a hipótese mais aceita é a de que a vida surgiu há pelos menos 3,5 bilhões de anos, a partir de substâncias químicas que foram se combinando, tornando-se cada vez mais complexas. Para um melhor entendimento da evolução biológica, processo que continua até hoje e que levou à grande variedade de formas de vida atuais, dividiu-se o tempo geológico e os fatos marcantes, principalmente, os biológicos. Considerando estas informações, numere as frases de I a IV preenchendo cada espaço com o número correspondente a cada Era, assinalando em seguida a alternativa que contêm a correta seqüência de numeração.
1. Era Pré-Cambriana
2. Era Paleozóica
3. Era Mesozóica
4. Era Cenozóica
I. Aparecimento das primeiras plantas vasculares, dos anfíbios e dos insetos (……….).
II. Origem das primeiras células (……….).
III. Aparecimento da espécie humana moderna (…………).
IV. Extinção dos dinossauros e de diversas espécies de plantas e animais (………..).
(a) 1,2,3,4            
( b) 1,3,4,2          
(c) 2,1,4,3        
(d) 3,1,4,2      
( e) 4,1,2,3


19. “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais… As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultado de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável…”
O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a idéia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.
(a) Seleção natural – Charles Darwin.                
(b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
(c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.                            
(d) Seleção artificial – Charles Darwin.
(e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

20. Identifique o que for correto sobre a teoria da evolução e sobre os fatores evolutivos.
01. A teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, rejeita a idéia de que cada ambiente induz, seletivamente, as mutações necessárias para a adaptação dos organismos.
02. No milho, os zigotos da base da espiga são formados antes dos zigotos da ponta da espiga. O conhecimento desse fato tem possibilitado aos cientistas a obtenção de variedades com ciclo mais curto pela seleção de plantas derivadas de grãos da base da espiga.
04. Embora raros, ocorrem erros na replicação e na transcrição de genes eucarióticos, alterando a seqüência de bases do produto. Entretanto, os erros de transcrição não constituem fonte de variabilidade genética para a seleção natural e para a evolução.
08. De acordo com a teoria da evolução e com os registros fósseis, o Homo sapiens não é descendente direto do chimpanzé africano.
16. A adaptação de algumas plantas à alternância de condições de seca e de alagamento é decorrência de reversões de mutações, em genes específicos, induzidas pelas mudanças de ambiente.
32. Para que a seleção natural aconteça em uma população, basta a existência de indivíduos distintos, portadores de diferentes genótipos, com probabilidades diferentes de deixar descendentes para a geração seguinte.
64. Uma população de soja se reproduz por autofecundação e é formada por indivíduos geneticamente iguais entre si e homozigóticos para todos os loci. Por seleção natural, essa população tornar-se-á tolerante a um elemento químico tóxico se for cultivada, por algumas gerações, em terreno com o elemento tóxico presente.

21. (UFSCar-2001) “O meio ambiente cria a necessidade de  uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder  a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”
O texto sintetiza as principais idéias relacionadas ao:
(a) fixismo.     
(b) darwinismo.      
(c) mendelismo.             
(d) criacionismo.    
(e) lamarckismo.

22.(Fuvest-1999) Considere os seguintes eventos evolutivos:
I.Extinção dos dinossauros.
II.Origem das plantas gimnospermas.
III.Origem da espécie humana.
Qual das alternativas indica a ordem temporal correta em que esses eventos aconteceram?
(a) I -II -III             
(b) I -III -II        
(c) II -I -III         
(d) II -III -I      
(e) III -I -II

23. (Fuvest-2000)  O tema ‘‘teoria da evolução’’tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da
América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada
no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem   definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência,
teoria é
(a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de  fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre
eles.
(b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem  comprovação experimental.
(c) uma idéia sem base em observação e experimentação,  que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
(d) uma idéia, apoiada pelo conhecimento científico, que  tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo
fazer previsões sobre eles.
(e) uma idéia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de
tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma
verdade incontestável.

24, (UFSCar-2000)
Considere as três frases abaixo.
I. Duas populações de uma mesma espécie, vivendo em ambientes diferentes e isoladas geograficamente, terão
obrigatoriamente o mesmo conjunto gênico.
II. A condição inicial básica para que ocorra o processo de formação de raças é o isolamento geográfico.
III. O critério que melhor distingue duas espécies entre si é o das dessemelhanças fisiológicas e bioquímicas.
Indique a alternativa correta, quanto ao conteúdo das frases.
(a) II.           
(b) I, II e III.           
(c) I e II.            
(d) I e III.              
(e) II e III.

25. (PUC-RS-2001) Quais dos cientistas abaixo deram as maiores contribuições para o desenvolvimento da teoria da evolução?
(a) Mendel, Newton e Darwin.                   
(b) Lineu, Aristóteles e Wallace.        
(c) Pasteur, Lavoisier e Darwin         
(d)Lamarck, Darwin e Lavoisier.                 
(e) Darwin, Wallace e Lamarck

26. (PUC-RS-2001) Em março de 2001, os jornais divulgaram a descoberta de um novo fóssil de hominídeo na África: o Kenyanthropus platypus. Acredita-se que o Kenyanthropus platypus substitui o Australopithecus afarensis na linhagem evolutiva que deu origem, há cerca de 100 a 200 mil anos, ao homem moderno. Apesar dessa descoberta, a classificação zoológica do homem atual permanece inalterada, pertencendo ele aos táxons Chordata, Mammalia, Hominidae, Homo e Homo sapiens, os quais se referem, respectivamente, a
(a) filo, família, ordem, gênero e espécie.                 
(b) classe, família, ordem, espécie e subespécie.
(c) classe, ordem, família, gênero e espécie.            
 (d) filo, classe, família, gênero e espécie.
(e) filo, ordem, família, espécie e subgênero

27. (Gama Filho-1997) "Os morcegos, mamíferos que tanto contribuem para a dispersão de sementes, são chamados de
animais notívagos por terem perdido a visão para se adaptarem à escuridão".
Essa afirmativa revela uma idéia:
(a) abiogenética.                     
(b) biogenética.           
(c) lamarckista.          
(d) fixista.      
(e) neodarwinista.

28. (UECE-2001) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:
(a) a seleção natural         
(b) as mutações      
 (c) o uso e desuso dos órgãos       
(d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos

29. (PUC-RJ-2002) "A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a idéia não nos agrada
muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é  também biológico" (Lewis Thomas. A medusa e a lesma, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto refere-se a uma característicados seres vivos. É ela:
(a) seleção natural.            
(b) reprodução.         
(c) excitabilidade.           
(d) excreção.            
(e) mutação.

30. (Unicamp-2004) O melanismo industrial tem sido freqüentemente citado como exemplo de seleção natural. Esse fenômeno foi observado em Manchester, na Inglaterra, onde, com a industrialização iniciada em 1850, o ar carregado de fuligem e outros poluentes provocou o desaparecimento dos liquens de cor esbranquiçada que viviam no tronco das árvores. Antes da industrialização, esses liquens permitiam a camuflagem de mariposas da espécie Biston betularia de cor clara, que eram predominantes. Com o desaparecimento dos liquens e escurecimento dos troncos pela fuligem, as formas escuras
das mariposas passaram a predominar.
a) Por que esse fenômeno pode ser considerado um exemplo de seleção natural?
b) Como a mudança ocorrida na população seria explicada pela teoria de Lamarck?

31) (UFla/ PAS-2001) Dentre as experiências realizadas para explicar a origem dos seres vivos, as de Louis Pasteur no século XIX, foram conclusivas no sentido de solidificar a teoria da _________________ e derrubar a teoria da__________________.
(a) evolução; geração espontânea.     
(b) geração espontânea; biogênese.      
(c) biogênese; geração espontânea.
(d) biogênese; evolução.           
(e) evolução; biogênese





 


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