quinta-feira, 6 de junho de 2019

Evolução - exercícios

EXERCÍCIOS:

1.(UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.
“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”
“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”                                           (Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:
(a) da Teoria Sintética da Evolução.
(b) darwinistas.
(c) neodarwinistas.
(d) lamarckistas.   
(e) sobre especiação.

2. (UFES/2004) Os pesquisadores Robert Simmons  e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais  compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.
(Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado).
Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:
(a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho. 
(b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.
(c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
(d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
(e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

3.“O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
(a) Teoria de Lamarck
(b) Teoria de Malthus
(c) Teoria de Wallace
(d) Teoria de Darwin

4. A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.
(a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
(b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
(c) Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.
(d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

5. De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:
(a) passaram por processos de seleção natural.
(b) possuem um ancestral comum.
(c) possuem a capacidade de hereditariedade.
(d) passaram por processo de convergência adaptativa.
(e) passaram por mutações direcionais.

6. (UECE-2001) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:
(a) a seleção natural
(b) as mutações
(c) o uso e desuso dos órgãos
(d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos

7. Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
A – O Urso Polar é BRANCO porque vive na NEVE!
B – O Urso Polar vive na NEVE porque é BRANCO!
As afirmações A e B podem ser atribuídas, respectivamente, a:
(a) Lamarck e Darwin.
(b) Pasteur e Lamarck.
(c) Pasteur e Darwin.
(d) Darwin e Wallace.
 
8.(Unespar 2015) A teoria da evolução biológica é considerada a base da biologia moderna. “Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução” Theodosius Dobzhansky. 
A ideia sobre evolução, também evoluiu com o passar do tempo, sobretudo com o avanço dos conhecimentos científicos. Identifique a correlação correta entre o nome do cientista e sua ideia de evolução.
(a) Darwin → Lei do uso e desuso;
(b) Lamarck → Teoria do fixismo;
(c) Mendel → Teoria da geração espontânea;
(d) Darwin → Teoria da seleção natural.


9.(UFSC 2016)A figura abaixo representa a relação entre os períodos de extinção biológica em massa e o número de famílias taxonômicas, com base nos registros fósseis.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 277, v. 2. [Adaptada].


Sobre evolução e com base na figura, é CORRETO afirmar que:

1) a grande extinção do Permiano foi fundamental para a sobrevivência do Homo sapiens na Era Mesozoica.
2) muitas formas de vida desapareceram nas grandes extinções, porém, em termos geológicos, observam-se, posteriormente, novas formas com aumento da biodiversidade.
4) as primeiras plantas vasculares surgiram na Era Cenozoica, evento primordial para o aumento do número de famílias taxonômicas.
8) as duas grandes extinções em massa, no Permiano e no Cretáceo, correspondem às fronteiras entre as eras geológicas.
16) de acordo com o gráfico, o número de famílias taxonômicas sempre foi o mesmo em todos os períodos geológicos.
32) os registros fósseis revelam os diferentes organismos que dominaram a vida na Terra ao longo dos períodos geológicos.
64) com o surgimento de células eucarióticas com cloroplastos, por um processo denominado endossimbiose, o gás oxigênio foi incorporado na atmosfera terrestre no Ordoviciano, período em que o número de famílias taxonômicas iniciou um crescimento significativo.

Total = __________________


10. Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.

Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
(a) Seleção natural e mutação.
(b) Lei do uso e desuso e seleção natural.
(c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
(d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
(e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
 

11. Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:

(a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
(b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais fortes sobrevivem.
(c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
(d) O surgimento de sementes híbridas são um exemplo clássico de seleção natural.


12. (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: “o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.” Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:

(a) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
(b) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
(c) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
(d) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
(e) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

 

GABARITO 
1. d (Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações...mas ele estava errado)

2.d  Darwin propôs a teoria de que houve uma seleção natural (competição) entre os indivíduos de pescoço grande e pequeno, sendo que os primeiros sobreviveram por serem mais adaptados às circunstâncias do ambiente.

3.a        4.d       5.b       6.a      7.a      8.d       9. 2+ 8+ 16+ 32  =58      10.d        11.c    12.a

 


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