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Narração à
é um relato centrado num fato ou acontecimento. Dizemos que há um ou mais
personagens atuando e um narrador que relata a ação.
Tipos de narrativa: piadas,
histórias, poemas, letras de músicas, contos,...
Elementos da narrativa
Construímos um texto narrativo com base em alguns
elementos:
O quê? –
fato narrado.
Quem? –
personagem principal e personagens secundários.
Como? – o
modo que os fatos aconteceram.
Quando? – o
tempo dos acontecimentos.
Onde? –
local onde se desenrolou o acontecimento.
Por quê? – a
razão, o motivo do fato.
Por isso: -
a consequência dos fatos.
No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É
importante só uma ação centralizadora para envolver os personagens.
Personagens: a apresentação dos personagens pode ser direta (descrição dos
traços físicos ou psicológicos) e indireta
( ações, comportamentos, acontecimentos vividos pelos personagens, fala).
Discurso: direto ( geralmente antecedido por dois pontos
e introduzido por travessão); indireto (o autor conta com suas próprias
palavras), indireto livre (mistura o discurso direto com o indireto).
“
Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabeça. Forjara
planos. Tolice, quem é do chão não se trepa.” (Graciliano Ramos) – discurso
indireto livre
Enredo: linear (começo- meio- fim); não linear
(cortes ou saltos na sequencia das ações); cronológico (objetivamente marcado); psicológico.
Foco
narrativo: 1ª pessoa
(narrador-personagem); 3ª pessoa
(narrador-observador); 3ª e 1ª pessoa
(narrador-onisciente).
Narrador
é quem conta.
Espaço:
onde os acontecimentos se
desenrolam.
Obs.:
pode-se ter num texto narrativo, parágrafos descritivos e dissertativos.
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Dissertação à Na dissertação, as ideias
devem ser colocadas de maneira clara e coerente e organizadas de maneira lógica:
a)
o elo de
ligação entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lógica
através das CONJUNÇÕES (=conectivos)
- coordenativas ou subordinativas, dependendo da ideia que se queira introduzir
e defender; é por isso que as conjunções são chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS.
b) todo
texto dissertativo é composto por três partes coesas e coerentes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.
A introdução é a parte
em que se dá a apresentação do tema, através de um CONCEITO ( e conceituar é
GENERALIZAR, ou seja, é dizer o que um referente tem em comum em relação aos
outros seres da sua espécie) ou através de QUESTIONAMENTO(s) que ele sugere,
que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e de seu ARGUMENTO PRINCIPAL.
Para que a introdução fique perfeita, é interessante
seguir esses passos:
1. Transforme o tema numa pergunta;
2. Responda a pergunta ( e obtém-se o PONTO DE VISTA);
3. Coloque o porquê da resposta ( e obtém-se o
ARGUMENTO).
O
desenvolvimento contém as
ideias que reforçam o argumento principal, ou seja, os ARGUMENTOS AUXILIARES e
os FATOS-EXEMPLOS ( verdadeiros, reconhecidos publicamente).
A
conclusão é a parte final da
redação dissertativa, onde o seu autor deve "amarrar" resumidamente (
se possível, numa frase) todas as ideias do texto para que o PONTO DE VISTA
inicial se mostre irrefutável, ou seja, seja imposto e aceito como verdadeiro.
Antes de iniciar a dissertação, no entanto, é preciso que seu autor:
1. Entenda bem o tema;
2. Reflita a respeito dele;
3.
Passe para o papel as ideias que o tema lhe sugere;
4.
Faça a organização textual ( o "esqueleto do texto"), pois a
quantidade de ideias sugeridas pelo tema é igual a quantidade de parágrafos que
a dissertação terá no DESENVOLVIMENTO do texto.
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Descrição à O
termo descrever significa representar, por meio de palavras, as características
de um objeto, uma ideia ou um sentimento. Um texto descritivo tem como objetivo
transmitir informações sobre seu foco principal, de modo que o leitor crie na
sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito.
Os pontos de
vista existentes em uma descrição podem ser exibidos das seguintes formas: objetiva
e subjetiva.
A forma
objetiva
e aquela que apresenta um objeto e indica suas características
principais de maneira precisa, cuidando para que as palavras não permitam mais
de uma interpretação.
Já a forma
subjetiva acontece quando se trabalha com a linguagem para selecionar
palavras ricas de sentido e o emprego de construções livres que permitem mais
de uma interpretação do leitor; o objeto é descrito de acordo com a
sensibilidade de quem o descreve.
Exercícios
1)
Identifique os
trechos abaixo como: narrativo,
descritivo, dissertativo:
a) ... “Lousas
eletrônicas e recursos da realidade virtual já são usados com ótimos resultados
nas escolas particulares e o ensino público também “caiu” na rede. Além disso,
o Ministério da Educação (MEC) está investindo R$176 milhões para que a Universidade
Aberta do Brasil crie até agosto 60 mil vagas para diversos cursos, todos
online. Projeto lançado em 2005, a universidade é um sistema nacional de
ensino, ligado a 55 instituições federais, para levar educação de nível
superior aos pontos mais distantes do País.” ...
Revista Isto É, 20 de junho de 2007.
b)
“ Nina era uma
cachorra Beagle, com as três cores básicas da raça: preto, amarelo e branco.
Orelhas compridas, pelo curto, rabo com a ponta branca, patas brancas e grandes
olhos castanhos.”
c)
“ Gepeto era um
homem bom que morava sozinho numa casa. Como era habilidoso e sentia falta de
companhia, fez um boneco de madeira.
- Seu nome será Pinóquio – disse ele, ao terminar o
boneco. – Pena que não possa nem falar! Mas não faz mal. Mesmo assim, será meu
amigo!
Certo dia, enquanto Gepeto dormia, a Fada Azul foi
visitar Pinóquio. E disse ao entrar:
- Pimbinlimpimpim!
E, por encanto: Pinóquio deu um pulo e gritou:
- Estou vivo! Não sou mais um boneco qualquer!
Obrigado, Fada! Agora Gepeto terá com quem conversar”! ...
2)
Leia o conto
abaixo e encontre alguns elementos da narrativa:
O Mestre da Paciência
Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da
paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem
conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar
o mestre da paciência. O velho aceitou o desafio e o homem começou a
insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção
e gritou todos os tipos de insultos. Durante horas fez de tudo para provocá-lo,
mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e
humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se.
Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como
ele pudera suportar tanta indignidade.
O mestre então perguntou:
- Se alguém chega até você com um presente, e não o
aceita, a quem pertence o presente? A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos
discípulos.
O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo. A sua
paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a
calma. Só se você permitir...
obg me ajudou muito...
ResponderExcluirQuais as respostas corretas dessa atividade
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