SMOG
É um fenômeno
fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por
poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde
a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de
combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores. Em regiões
com grande presença de indústrias poluidoras, o smog industrial também ocorre. Além do vapor de água, podemos
encontrar num smog a presença de
aldeídos, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e
outros compostos orgânicos voláteis.
A
palavra smog é de origem inglesa e
formada pela união de smoke (fumaça) e fog (neblina,
nevoeiro).
- O smog foi identificado pela primeira vez na década de 40 na cidade de Los Angeles (Califórnia – EUA).
O processo de formação do smog envolve centenas de diferentes
reações, envolvendo inúmeras substâncias químicas, ocorrendo simultaneamente.
De fato, as atmosferas urbanas têm sido definidas como reatores químicos
gigantescos.
Os reagentes chefes originais em
um episódio de smog fotoquímico são o óxido
nítrico (NO), e os hidrocarbonetos não queimados que são emitidos para o ar como poluentes dos
motores de combustão interna; óxido nitroso também é liberado das usinas
termoelétricas. Os hidrocarbonetos gasosos e hidrocarbonetos
parcialmente oxidados também estão presentes no ar urbano como resultado da
evaporação de solventes, combustíveis
líquidos e outros compostos orgânicos. Em conjunto, as substâncias, incluindo
os hidrocarbonetos e seus derivados, que evaporam rapidamente para o ar, são
chamadas de compostos orgânicos voláteis
(COV).
Ex.:
·
Quando um tanque de gasolina é preenchido, a não
ser que, a mangueira seja especialmente projetada para minimizar essa perda, o
vapor é liberado para o ar atmosférico.
·
A gasolina não queimada, evaporada, também é
emitida dos veículos antes que os conversores catalíticos estejam
suficientemente aquecidos para funcionar.
·
Motores de dois tempos, como os motores de
barcos são particularmente notórios para emitir proporções significativas de gasolina não queimada para
o ar.
·
Embarcações pessoais fabricadas na década de 90,
antes dao controle de poluição entrar em vigor, emitiam mais substâncias
produtoras de smog em um dia de operação
que um automóvel da mesma época dirigido por vários anos.
Outro ingrediente vital no smog fotoquímico é a luz solar, que aumenta a concentração de
radicais livres que participam no processo químico de formação do smog.
Substâncias como NO, hidrocarbonetos e COVs que são emitidas diretamente no ar
atmosférico são chamadas de poluentes primários; as substâncias nas
quais eles são transformados como O3 e HNO3 são chamados
de poluentes secundários.
Os COVs mais reativos no ar
urbano são os hidrocarbonetos que contêm uma dupla ligação carbono-carbono
(C=C), e os aldeídos, uma vez que suas reações com OH e com a luz solar são
muito rápidas. Já o metano, também presente no ar, mas com alta energia de
ativação, a reação com OH é muito lenta.
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