sexta-feira, 31 de março de 2017

Exercícios propriedades da matéria

Exercícios de Revisão
1)Marque com x o que é exemplo de matéria.
 (  ) Madeira.         (  ) Ferro.             (  ) Brilho.
(  ) Pedra.              (  ) Ar.                  (  ) Pensamento.
(  ) Papel.               (  ) Água.

2) Associe a propriedade com a palavra
correspondente.
A) A quantidade de matéria de um corpo.
B) Propriedade que o corpo tem de permanecer no seu
estado de repouso ou movimento.
C) Propriedade que possibilita a um corpo ocupar
lugar no espaço.
D) Dois corpos não podem ocupar,ao mesmo tempo, o
mesmo lugar no espaço.
 (    ) Volume.
(      ) impenetrabilidade.
(     ) Massa.
(       ) Inércia

3) Para cada exemplo de propriedade da matéria,
acrescente pg (propriedade geral) ou pe
(propriedade específica).
Extensão ___________________________
Sabor _____________________________
Odor ______________________________
Indestrutibilidade ______________________

Assinale a alternativa correta de 5 até 8:
5) Medimos quantidade de matéria de um corpo
usando a ideia de:
(A) volume e de densidade.
(B) massa e de volume.
(C) peso e de massa.
(D) volume e peso

6) Dois corpos:
(A) não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo
tempo.
(B) podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo
tempo.
(C) não podem se divididos.
(D) não podem se tocar ao mesmo tempo.

7) Densidade é a relação entre:
(A) massa e elasticidade.
(B) volume e elasticidade.
(C) massa e volume.
(D) massa e inércia.

8) A massa de um corpo é medida em:
(A) balança.
(B) voltímetro.
(C) potenciômetro.
(D) termômetro.

9) Assinale com um X os exemplos de matéria:
(A) som
(B) frio
(C) sal
(D) fumaça
(E) água
(F) raio do sol
(G) folha de papel
(H) vapor d' água
(I)  pulga

10) A que propriedade geral da matéria se refere
cada afirmativa abaixo?
(A) Jô Soares é um grande comediante: tem
aproximadamente 100 kg.
(B) Minha mãe bebeu 2 l de água hoje.
(C) A água, as estrelas, as árvores, nuvens, as plantas,animais. Tudo é feito de partículas muito pequenas.
(D) Um ônibus freia bruscamente,os passageiros são projetados para frente.

(       ) Toda matéria tende a manter seu estado inicial, seja ele de movimento ou repouso.
(       ) Toda matéria é feita de átomos
(      ) Toda matéria tem massa.
(       ) Toda matéria tem volume.

11) Cite 2 propriedades gerais da matéria e defina –as:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12) O que é matéria?
______________________________________________________________________________________________________

13) Como são divididas as propriedades específicas da matéria?
_____________________________________________________________________________________________________

14) O que são átomos?
______________________________________________________________________________________________________

15) Marque com X o que não é exemplo de matéria.
(A) Borracha
(B) Ar
(C) Calor
(D) Fumaça

16)Diferencie fenômenos químicos de fenômenos físicos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17) Com relação as propriedades da matéria, como você define dureza? Qual a substância mais dura encontrada na Natureza?_____________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

18)Identifique o que se pede:
a. Nome da região central do átomo,compacta,densa e com carga elétrica negativa
____________________________________________________

b.Nome dado as partículas que vibram na eletrosfera:
____________________________________________________

c. Nome dado a propriedade da matéria que dá resistência ao risco:
____________________________________________________

19)Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:
(a) Produção  de plásticos a partir do petróleo.
(b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
(c) Fabricação da coalhada a partir do leite.
(d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
(e) Produção da gasolina a partir do petróleo.
(f) Prego enferrujado.
(g) Queima da gasolina. 
(h) Fotossíntese realizada pelas plantas.

20) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
(a) 1 e 2
(b) 2 e 3
(c) 3 e 4
(d) 2 e 4
(e) 1 e 3

21) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos? 
__________________________________________________

22)Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:  
(I) a evaporação de um ou mais de seus componentes;
(II) a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
(III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.  

A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:  
a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.

23)-A curiosidade natural do ser humano o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade, exploradora e investigativa, ele observa os fenômenos químicos e físicos para conhecer melhor a natureza. Procure reconhecer, nas situações cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenômenos físicos (F) e quais envolvem fenômenos químicos (Q):
(   ) Água fervendo para fazer café.
 (    ) Combustão da gasolina no motor de um carro.
 (     ) Funcionamento do motor elétrico de um liquidificador.
(      ) Gordura sendo removida com detergente.
 (      ) Resfriamento de alimentos na geladeira.
 Assinale a resposta que contemple a ordem correta:
(A) Q-Q-F-F-Q.                       (B) F-Q-F-Q-F.
(C) F-Q-F-F-Q.                        (D) Q-F-F-Q-F.

 24) Materiais como PET, alimentos, roupas, metais, e papel podem ser reutilizados. Assim, diminuímos seu consumo e evitamos que se acumulem no lixo, muitas vezes causando sérios problemas ambientais. O material que mais demora a se degradar no meio ambiente é
(A) o papel.             B) a casca de fruta.
(C) o alumínio.        (D) o vidro.

25) A sublimação consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para gasoso. A sublimação pode ser aplicada em
A) neve e naftalina.
(B) naftalina e gelo seco.
(C) nuvens e gelo seco.
(D) parafina e gelo.

26) Nos exemplos, associe, (a) para fenômeno físicos e (b) para fenômeno químico.(      ) Formação de novas substâncias.
(      ) Reações químicas ou combinações.
(      ) Combustão de um fósforo.
(      ) Fusão do gelo.
(      ) Um corpo em queda livre.
(      ) Formação da ferrugem.
(      ) Fermentação do vinho.
(      ) Evaporação do álcool.
(      ) Fervura da água.
(      ) Queima do álcool.
(      ) Obtenção de sal de cozinha a partir da água do mar.
(      ) Fermentação do açúcar para obtenção do álcool.


* As respostas serão dadas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário