1)Marque com x o que é exemplo de matéria.
( )
Madeira. ( ) Ferro. (
) Brilho.
( ) Pedra. (
) Ar. ( ) Pensamento.
( ) Papel. ( ) Água.
2)
Associe a propriedade com a palavra
correspondente.
A)
A quantidade de matéria de um corpo.
B)
Propriedade que o corpo tem de permanecer no seu
estado
de repouso ou movimento.
C)
Propriedade que possibilita a um corpo ocupar
lugar
no espaço.
D)
Dois corpos não podem ocupar,ao mesmo tempo, o
mesmo
lugar no espaço.
( )
Volume.
( ) impenetrabilidade.
( ) Massa.
( ) Inércia
3) Para cada exemplo de propriedade da
matéria,
acrescente pg (propriedade geral) ou pe
(propriedade
específica).
Extensão
___________________________
Sabor
_____________________________
Odor
______________________________
Indestrutibilidade
______________________
Assinale
a alternativa correta de 5 até 8:
5)
Medimos quantidade de matéria de um corpo
usando
a ideia de:
(A)
volume e de densidade.
(B)
massa e de volume.
(C)
peso e de massa.
(D)
volume e peso
6)
Dois corpos:
(A)
não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo
tempo.
(B)
podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo
tempo.
(C)
não podem se divididos.
(D)
não podem se tocar ao mesmo tempo.
7)
Densidade é a relação entre:
(A)
massa e elasticidade.
(B)
volume e elasticidade.
(C)
massa e volume.
(D)
massa e inércia.
8)
A massa de um corpo é medida em:
(A)
balança.
(B)
voltímetro.
(C)
potenciômetro.
(D) termômetro.
9)
Assinale com um X os exemplos de matéria:
(A)
som
(B)
frio
(C)
sal
(D)
fumaça
(E)
água
(F)
raio do sol
(G)
folha de papel
(H)
vapor d' água
(I) pulga
10)
A que propriedade geral da matéria se refere
cada
afirmativa abaixo?
(A)
Jô Soares é um grande comediante: tem
aproximadamente
100 kg.
(B)
Minha mãe bebeu 2 l de água hoje.
(C)
A água, as estrelas, as árvores, nuvens, as plantas,animais.
Tudo é feito de partículas muito pequenas.
(D)
Um ônibus freia bruscamente,os passageiros são projetados para frente.
( ) Toda matéria tende a manter seu estado
inicial, seja ele de movimento ou repouso.
( ) Toda matéria é feita de átomos
( ) Toda matéria tem massa.
( ) Toda matéria tem volume.
11)
Cite 2 propriedades gerais da matéria e defina –as:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12)
O que é matéria?
______________________________________________________________________________________________________
13) Como são divididas as propriedades
específicas da matéria?
_____________________________________________________________________________________________________
14) O que são átomos?
______________________________________________________________________________________________________
15)
Marque com X o que não é exemplo de matéria.
(A)
Borracha
(B)
Ar
(C)
Calor
(D)
Fumaça
16)Diferencie
fenômenos químicos de fenômenos físicos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17)
Com relação as propriedades da matéria, como você define dureza? Qual a
substância mais dura encontrada na Natureza?_____________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
18)Identifique
o que se pede:
a.
Nome da região central do átomo,compacta,densa e com carga elétrica negativa
____________________________________________________
b.Nome
dado as partículas que vibram na eletrosfera:
____________________________________________________
c.
Nome dado a propriedade da matéria que dá resistência ao risco:
____________________________________________________
19)Marque
as alternativas referentes a fenômenos
químicos:
(a)
Produção de plásticos a partir do petróleo.
(b)
Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
(c)
Fabricação da coalhada a partir do leite.
(d)
Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em
pequena quantidade, em determinado volume de água.
(e)
Produção da gasolina a partir do petróleo.
(f)
Prego enferrujado.
(g)
Queima da gasolina.
(h)
Fotossíntese realizada pelas plantas.
20)
Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1)
“ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os
cabelos de seu amado”.
2)
“ A chama da vela confundia-se
com o brilho nos seus olhos”.
3)
“Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o
ao seu coração.”
4)
“Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão
corretas apenas:
(a)
1 e 2
(b)
2 e 3
(c)
3 e 4
(d)
2 e 4
(e)
1 e 3
21)
A elevação da temperatura de um sistema produz,
geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a
processos físicos ou químicos?
__________________________________________________
22)Medicamentos,
em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e
protegidos do calor para que se evite:
(I) a
evaporação de um ou mais de seus componentes;
(II) a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
(III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
(II) a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
(III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
A cada um desses processos - (I), (II) e (III) -
corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente,
como:
a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.
23)-A curiosidade natural do ser humano
o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando
experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade,
exploradora e investigativa, ele observa os fenômenos químicos e físicos para
conhecer melhor a natureza. Procure reconhecer, nas situações cotidianas
citadas a seguir, quais envolvem fenômenos físicos (F) e quais envolvem
fenômenos químicos (Q):
(
) Água fervendo para fazer café.
( )
Combustão da gasolina no motor de um carro.
( )
Funcionamento do motor elétrico de um liquidificador.
( ) Gordura sendo removida com detergente.
( )
Resfriamento de alimentos na geladeira.
Assinale a resposta que contemple a ordem
correta:
(A) Q-Q-F-F-Q. (B)
F-Q-F-Q-F.
(C) F-Q-F-F-Q. (D) Q-F-F-Q-F.
24) Materiais como PET, alimentos,
roupas, metais, e papel podem ser reutilizados. Assim, diminuímos seu consumo e
evitamos que se acumulem no lixo, muitas vezes causando sérios problemas
ambientais. O material que mais demora a se degradar no meio ambiente é
(A) o papel. B) a casca de fruta.
(C) o alumínio. (D) o vidro.
25) A sublimação consiste na passagem
direta de uma substância do estado sólido para gasoso. A sublimação pode ser
aplicada em
A) neve e naftalina.
(B) naftalina e gelo seco.
(C) nuvens e gelo seco.
(D) parafina e gelo.
26) Nos exemplos, associe, (a) para fenômeno
físicos e (b) para fenômeno químico.( ) Formação de novas
substâncias.
( ) Reações químicas ou combinações.
( ) Combustão de um fósforo.
( ) Fusão do gelo.
( ) Um corpo em queda livre.
( ) Formação da ferrugem.
( ) Fermentação do vinho.
( ) Evaporação do álcool.
( ) Fervura da água.
( ) Queima do álcool.
( ) Obtenção de sal de cozinha a partir da água do mar.
( ) Fermentação do açúcar para obtenção do álcool.
( ) Reações químicas ou combinações.
( ) Combustão de um fósforo.
( ) Fusão do gelo.
( ) Um corpo em queda livre.
( ) Formação da ferrugem.
( ) Fermentação do vinho.
( ) Evaporação do álcool.
( ) Fervura da água.
( ) Queima do álcool.
( ) Obtenção de sal de cozinha a partir da água do mar.
( ) Fermentação do açúcar para obtenção do álcool.
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