Fanerógamas:é o taxon que inclui as plantas que produzem sementes. Inicialmente divididas em dois grupos:
Gimnospermas (sementes nuas e espécie sem flor) e
Angiospermas (plantas com flor).
As flores exibem
uma série de estruturas relacionadas à reprodução, das plantas angiospermas,
onde se podem distinguir diferentes verticilos florais, entre os quais:
Tépalas: quando pétalas
e sépalas se assemelham na cor e na textura são chamadas de tépalas;
Perigônio: conjunto de
tépalas;
Corola: conjunto de
pétalas;
Sépalas: folhas,
geralmente verdes, que formam o cálice ;
Cálice: conjunto de
sépalas;
Perianto:formado pelo
conjunto do cálice e da corola;
Pedúnculo
floral:
local de união do ramo a flor;
Receptáculo
floral:
área de sustentação do cálice e corola.
Carpelos: folhas
modificadas que formam o gineceu;
Saco embrionário:
gametófito feminino
Gineceu: sistema
reprodutor feminino;
Androceu: sistema
reprodutor masculino; representa um conjunto de:estames
Estames: local onde são
formados os grãos de pólen. O conjunto de estames forma o androceu. Os estames são
constituídos por filete e antera.
Filete:
estrutura
que sustenta as tecas, fixando-as no receptáculo floral;
Gavinhas: adaptação das
plantas para se fixarem a um substrato;
Antera:
é uma
estrutura composta por duas tecas
(metades), é fértil e responsável pela produção dos grãos de pólen. A antera “protege” o pólen até seu amadurecimento
completo. Quando isto ocorre a antera se abre para liberar o grão já maduro.
Alguns angiospermas apresentam o gineceu
e o androceu, numa mesma flor e se estes amadurecerem ao mesmo tempo a autofecundação, é favorecida.
A Autofecundação
ocorre quando um grão de pólen fecunda um óvulo da mesma planta.
Entretanto, ao se autofecundar as chances da prole se adaptar a possíveis variações ambientais diminuem. Porém algumas, na tentativa de que isso não ocorra desenvolveram estratégias tais como:
- Heterostilia: quando os elementos das flores possuem tamanhos diferentes para evitar a autofecundação.
- Dicogamia: estratégia desenvolvida por algumas plantas que consiste no amadurecimento de estames e ovários em épocas diferentes.· Protandria: (quando os estames amadurecem primeiro que os carpelos ou pistilos)· Protoginia: quando os carpelos ou pistilos amadurecem primeiro que os estames.
Frutos.
Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes.
O fruto ajuda na dispersão da semente através de sua reserva nutritiva que atrai animais e, além do mais, a semente possui uma membrana protetora fazendo com que a semente não seja digerida e que saia nas fezes havendo assim a disseminação das mesmas.
Sementes: resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados.
Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes.
O fruto ajuda na dispersão da semente através de sua reserva nutritiva que atrai animais e, além do mais, a semente possui uma membrana protetora fazendo com que a semente não seja digerida e que saia nas fezes havendo assim a disseminação das mesmas.
Sementes: resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados.
Pericarpo: resultante do desenvolvimento das paredes do ovário;
·
Epicarpo (camada
mais externa);
·
Mesocarpo (camada
intermediária) parte do fruto que mais se desenvolve, sintetizando e acumulando
substâncias nutritivas, principalmente açúcares;
·
Endocarpo (camada
mais interna).
caju é um pseudofruto
Nas gimnospermas, o óvulo é constituído pelo nucelo, que contém o megagametófito (formado por tecidos nutritivos e arquegônios), e pelo tegumento que o envolve. Nesse grupo de plantas, o óvulo, após fecundação, desenvolve-se, e o tegumento forma o revestimento protetor da semente. (http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/semente.htm)
caju é um pseudofruto
Nas gimnospermas, o óvulo é constituído pelo nucelo, que contém o megagametófito (formado por tecidos nutritivos e arquegônios), e pelo tegumento que o envolve. Nesse grupo de plantas, o óvulo, após fecundação, desenvolve-se, e o tegumento forma o revestimento protetor da semente. (http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/semente.htm)
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