Biodiversidade àO conceito foi inicialmente conhecido
por Diversidade Biológica. Porém, a partir da década de 80, ficou mais
comum utilizar biodiversidade como
sinônimo para o termo.
A definição mais conhecida de biodiversidade foi definida
pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a biodiversidade
significa:
"a variabilidade de organismos vivos de todas as
origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e
outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte;
compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de
ecossistemas".
O Brasil é considerado o país da mega biodiversidade.
Biodiversidade é o
conjunto das diferentes formas de vida no planeta.
Taxonomiaàé o processo que descreve a
biodiversidade. é de origem grega, onde "tassein" significa
classificar e "nomos" significa administrar ou lei.
É um ramo da Biologia
voltada para a ordenação e classificação dos seres vivos. Esta ciência estuda
as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas.
Taxons àOs taxons são categorias usados no
sistema de classificação dos seres vivos. São eles:
- Reino: agrupamento de diversos filos;
- Filo (divisão- Botânica): grupos de classes diferentes com
características próximas;
- Classe: grupo de ordens diferentes com características
próximas;
- Ordem: grupos de famílias diferentes com características
afins;
- Família: grupos de gêneros diferentes com características
próximas;
- Gênero: grupo de espécies diferentes com muitas
características em comum;
- Espécie: grupo de seres vivos semelhantes que ao
cruzarem-se geram descendentes férteis.
Gato doméstico :
Reino
Animalia (Metazoa)
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnívora
Família Felidae
Gênero Felis
Espécie Felis catus
Nomenclatura Científica : binominal em
latim; primeiro nome com inicial
maiúscula, segundo nome com inicial minúscula.
Ex: Musca domestica
Reinos
***Algumas características mais adiante veremos
detalhadamente cada Reino
Reino Monera
Seres:
Unicelulares(formados por
uma célula);
Procariotas/procariontes (não apresentam membrana nuclear – carioteca)
Podem
ser heterótrofas (consomem matéria orgânica já exixtente) ou autótrofas(produzem
seu próprio alimento);
Ex.
Bactérias
Staphylococus aureus
Vibrio cholorae
·
Reino Protista / Protoctista
Seres:
Unicelulares(formados por
uma célula); *
Eucariotas/Eucariontes (possuem
carioteca- membrana nuclear envolvendo
o material genético);
Autótrofos ou Heterótrofos
Ex: Protozoários
e algas
· Giardia lamblia - é um protozoário
Atualmente esse Reino passa a ser
chamado de Proctista e inclui-se nele as algas uni e * *pluricelulares;
Reino Fungi
Seres:
Unicelulares e Pluricelulares(multicelulares)
Eucariotas/Eucariontes
Todos são Heterótrofos
Ex: bolores Fungos
Penicillium roqueforti
·
Reino
Animalia ou (Metazoa- atualmente chamado)
Seres:
Pluricelulares(multicelulares)
Eucariotas/Eucariontes
Todos são Heterótrofos
Ex:
- Poríferos- Moluscos-
Anelídeos - Cnidários – Equinodermos -Platelmintos - Nematelmintos- Artropodes
- Peixes- Anfíbios- Répteis - Aves- Mamíferos
·
Reino Plantae ou Reino Metaphyta
(nome atual)
Seres:
Pluricelulares(multicelulares)
Eucariotas/Eucariontes
Autótrofos
Atividades:
1) Pinte os seres
do Reino Metaphyta
2) As categorias
sistemáticas, ou taxas, colocadas ordenadamente, em graus hierárquicos, são:
a) reino, divisão, classe,
família, ordem, gênero, espécie.
b) reino, classe, divisão,
ordem, família, gênero, espécie.
c) reino, divisão, classe,
ordem, família, gênero, espécie.
d) reino, classe, divisão,
família, ordem, gênero, espécie.
e) reino, divisão, classe,
família, ordem, espécie, gênero.
3) Têm maior grau de
semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das
seguintes categorias taxonômicas:
a) classe.
b) divisão.
c) família.
d) gênero.
e) ordem.
4) (Unirio
- RJ) Lineu, em 1735, publicou um trabalho, no qual apresentava um plano para
classificação de seres vivos. Nele estavam propostos o emprego de palavras
latinas e o uso de categorias de classificação hierarquizadas. Deve-se também a
Lineu a regra de nomenclatura binominal para identificar cada organismo. Nesta
regra, entre outras recomendações, fica estabelecido que devemos escrever:
a) em primeiro lugar o
gênero, depois a família.
b) em primeiro lugar o
gênero, depois a espécie.
c) em primeiro lugar a
espécie, depois o gênero.
d) em primeiro lugar a
espécie, depois o filo.
e) em qualquer sequência,
gênero e filo.
5) (UFSC) A partir dos
seus conhecimentos sobre as regras de nomenclatura zoológica, responda: Com
qual das fêmeas citadas abaixo o macho de Anopheles (Nyssorthynchus)
triannulatus trianulatus pode cruzar e produzir descendentes férteis, ao longo
de várias gerações:
a) Anopheles
(Nyssorthynchus) aquasalis.
b) Anopheles
(Nyssorthynchus) trianulatus davisi.
c) Anopheles
(Nyssorthynchus) albitarsis domesticus.
d) Anopheles
(Nyssorthynchus) brasiliensis.
e) Anopheles
(Nyssorthynchus) intermedius.
6) (Unifesp-SP) -―Em
uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o
pau-d’arco (Tabebuia serratifolia),
a caixeta (Tabebuia cassinoides) e
alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia
alba, Cybistax antisyphillitica).
O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta)
é também freqüente naquela região.
Considerando os critérios
da classificação biológica, no texto são citados
a) 3 gêneros e 3
espécies
b) 3 gêneros e 4
espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4
espécies
e) 4 gêneros e 6
espécies
7) (Unisinos-RS)
Um aluno, ao observar os seres vivos microscópicos de um charco, verifica a
grande quantidade de seres eucariontes unicelulares, coloniais ou não, e, com a
ajuda da bibliografia, consegue identificar um microrganismo do gênero Euglena,
que apresenta características tanto animais como vegetais, sendo autotróficos
ou heterotróficos dependendo da presença ou ausência de luz e deslocando-se
através do movimento de um flagelo. Considerando o sistema de Classificação de Whittaker (1969), o
aluno concluirá, pelas características observadas, que tal organismo pertence
ao Reino:
a) Animalia
b) Metaphyta
c) Protista
d) Monera
e) dos vírus
8) (ANÁPOLIS) Dois
seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente:
a) da mesma raça;
b) da mesma espécie;
c) do mesmo gênero;
d) da mesma classe;
9) (CESGRANRIO)
Se reunirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e
Felidae (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à(ao)
mesma(o):
a) espécie
b) ordem
c) subespécie
d) família
e) gênero
10) (UNISA) Com base
nas regras de nomenclatura, indique a alternativa incorreta:
a) Homo sapiens sapiens;
b) Trypanosoma Cruzi;
c) Rana esculenta
marmorata;
d) Rhea americana
americana;
11) (UFPA) O homem e
o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também,
obrigatoriamente:
a) à mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao
mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e
classe;
e) ao mesmo reino e à
mesma espécie.
12) A ordem Carnivora
inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas
espécies também devem pertencer:
a) à mesma família.
b) ao mesmo gênero.
c) à mesma espécie.
d) à mesma classe.
13) Um organismo que
pertence ao mesmo filo que outro necessariamente pertence ao(a) mesmo(a):
a) reino.
b) família.
c) classe.
d) ordem.
e) espécie.
14) "Os naftoimidazóis, derivados de substâncias
encontradas em árvores do
gênero Tabebuia (ipês), e o melhor entendimento das complicações da doença de
Chagas trazem novas esperanças de combate à enfermidade, que acomete e 3 a 5
milhões de brasileiros. Estudos mostraram que esses compostos são capazes de
matar Trypanosoma cruzi (protozoário)
em células de camundongo em
cultura (in vitro)."
(Fred
Furtado. Ciência Hoje. Rio de Janeiro)
No texto são mencionados três tipos de organismos que
pertencem a três diferentes Reinos.
Os organismos dos três Reinos possuem uma característica em comum, ou seja,
todos:
a) São capazes de produzir
substâncias orgânicas por meio de fotossíntese
b) São constituídos por
organismos heterótrofos que se alimentam por ingestão.
c) São formados por um
único tipo de célula, a eucariótica.
15) Os cientistas estabeleceram um sistema de
classificação, agrupando os seres vivos em cinco reinos e atribuiu a eles
características:
I) Seres unicelulares e
procariontes, isto é, não possuem núcleo individualizado por uma membrana em
suas células; o material genético desses seres encontra-se disperso no
citoplasma.
II) Seres unicelulares e
eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por uma membrana.
III) Seres vivos
eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterotróficos;
IV) Seres pluricelulares,
autotróficos e possuem tecidos especializados;
V) Engloba todos os seres
vivos pluricelulares, heterotróficos;
Essas características
pertencem, na sequência apresentada, aos Reinos:
a) Protista, monera,
animal, planta, fungo.
b) Fungo, protista,
animal, planta, monera.
c) Monera, protista,
fungo, planta, animal.
d) Planta, fungo, animal,
protista, monera.
16) Você diria que
uma árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________
17)Complete as frases:
a. Embora muitos confundam o que é meio ambiente e o que é ecossistema, existe grande diferença entre os dois. Sabemos que o conceito de ecossistema é:
b. Os seres
vivos são formados por células que apresentam basicamente membrana
plasmática, citoplasma e_______________, que contém dentro o DNA.
c. Os seres vivos são classificados de acordo
com seu grau de parentesco e a sequencia de classificação do maior para o menor
grau de parentesco é REINO _________
CLASSE ________ FAMÍLIA ____________ESPÉCIE.
18) Observe a lista de nomes científicos de alguns seres vivos:
Gato
Doméstico = Felix Catus
Zebra
= Equus burchelli
Puma
= Felix concolor
Camelo
= Camelus Dromedarius
a) Identifique os nomes científicos escritos
erroneamente e reescreva-os corretamente.
b) Quais animais pertencem ao mesmo GÊNERO?
19) Nem sempre é
fácil caracterizar e identificar um ser vivo. Quais as características que um
organismo deve ter para ser considerado ser vivo?
20) Os vírus são
classificados como seres do Reino Monera. Você concorda? Justifique.
21) Cite três regras
que Lineu estabeleceu para escrever um nome científico de um ser vivo.
22)Apesar de
alguns fungos serem pluricelulares por
que els não pertencem ao Reino Plantae (Metaphyta)?
23) Dentre
todos os seres vivos conhecidos, as bactérias
são as únicas:
( ) unicelulares
( ) pluricelulares
( ) autotróficos
( ) heterotróficos Marque
apenas uma alternativa ok?
( ) procariontes
( ) eucariontes
24) Associe
o reino a algumas de suas características:
25) A ilustração mostra um representante de cada um dos
cincos reinos dos seres vivos.
Esses reinos foram
divididos em dois grupos, de acordo com algumas características específicas que
apresentam:
Grupo 1: Monera
Grupo 2: Protista,
Fungi. Plantae e Animalia.
A característica que separa
os seres do reino Monera dos demais Reinos é a:
a) ausência de membrana
plasmática.
b) ausência de membrana
nuclear.
c) presença de citoplasma.
d) presença de parede
celular.
26)Depois de estudarem
muito sobre os ecossistemas brasileiros, como a Mata Atlântica, a Floresta
Amazônica, o Pantanal, a Caatinga e o Cerrado, os alunos receberam um passeio
ao Zoológico do Rio. Lá viram vários animais de outros países, mas, a pedido
dos professores que os guiavam, tinham que encontrar os animais de nosso país,
os bem brasileiros, que viviam em nossas matas ou em nossos rios. Dentre muitos
animais vistos, Mariana e Melissa foram as primeiras a enumerar corretamente os
animais brasileiros.
Qual a sequência
correta?
a) 1 – 2 – 3 – 6
b) 1 – 3 – 4 – 6
c) 2 – 3 – 4 – 6
d) 1 – 5 – 4 – 6
27)O que são táxons?
28)
Os nomes científicos são extremamente importantes para a ciência,
uma vez que permitem a identificação de um organismo independentemente da
língua utilizada em um país. Isso é possível porque os nomes científicos são escritos em:_______________.(língua)
29) Todo nome científico de uma espécie é formado por dois termos (nomenclatura binomial). Cada termo possui um significado, e o primeiro indica o Gênero;já o segundo faz referência a__________
30) Sobre
as características gerais dos seres vivos, assinale o que for correto.
01.
Todos os seres vivos respondem a estímulos físicos e químicos do ambiente em
que vivem.
02.
Todos os seres vivos têm a capacidade de crescer.
04.
Todos os seres vivos podem se reproduzir.
08.
Todos os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
16.
Todos os seres vivos apresentam carioteca.
Dê como
resposta a soma das alternativas corretas:________________
Durante esses dias evite sair as ruas, ficar em casa é a melhor opção! Vamos nos manter bem e manter quem amamos VIVOS!!!!!
Não esqueçam de lavar bem as mãos e cumprimente com os pézinhos !!!!
cumprimento de Wuhan
Nenhum comentário:
Postar um comentário