domingo, 5 de abril de 2020

Atmosfera/Poluição Atmosférica/Qualidade de vida 7º ano



Vimos anteriormente que uma das características dos seres vivos é a respiração.Eles necessitam do gás oxigênio para se manterem vivos. E de onde retiram esse gás?
Bem, os seres aquáticos retiram o oxigênio das águas onde habitam, exceto os mamíferos como baleias,botos, golfinhos,peixe boi,morsa,lontra,...,esses retiram o oxigênio, assim como nós, do ar atmosférico!

Mas o que é  ar atmosférico?
Envolvendo e protegendo nosso planeta existe uma camada de gás, essa camada recebe o nome de Atmosfera


Na atmosfera encontramos o ar atmoférico que é o material que constitui a atmosfera.
O ar atmosférico é uma mistura de vapor d'água; microrganismos; impurezas (poeira e fuligem)e vários gases: oxigênio 21%, nitrogênio 78%  , e os outros 1%  de gases nobres - hélio, neônio, argônio, criptônio, radônio, xenônio - , e gás carbônico.
 


A concentração de oxigênio na atmosfera terrestre só é possível pela participação dos seres fotossintetizantes (autótrofos/autotróficos). Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta.
As florestas também contribuem, entretanto, boa parte do gás produzido é consumida na própria floresta, pois os seres que nela habitam utilizam o gás oxigênio  na respiração e além disso, o consumo do gás oxigênio também ocorre na decomposição de animais e plantas.

Você lembra o que é fotossíntese? Observe o esquema abaixo:


Fotossíntese é um processo de produção de energia necessária para a sobrevivência do ser fotossintetizante.          Os seres vivos capazes de realizar a fotossíntese (fotossintetizantes), retiram do ar atmosférico o gás carbônico e junto com a água e os sais minerais, na presença da luz do Sol, eles transformam esses ingredientes em glicose(alimento).
“A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina e, ao final, libera oxigênio para a atmosfera”. http://www.fiocruz.br/biossegurança


Como o oxigênio é um gás essencial à nossa sobrevivência, é de suma importância que cuidemos da qualidade do ar atmosférico.
“A qualidade do ar é produto da interação de um complexo conjunto de fatores dentre os quais destacam-se os processos industriais e de geração de energia, os veículos automotores e as queimadas são, dentre as atividades antrópicas, as maiores causas da introdução de substâncias poluentes à atmosfera, muitas delas tóxicas à saúde humana e responsáveis por danos à flora e aos materiais.
A poluição atmosférica pode ser definida como qualquer forma de matéria ou energia com intensidade, concentração, tempo ou características que possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e à qualidade de vida da comunidade” . (www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar)

“A poluição atmosférica traz prejuízos não somente à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mas também acarretam maiores gastos do Estado, decorrentes do aumento do número de atendimentos e internações hospitalares, além do uso de medicamentos, custos esses que poderiam ser evitados com a melhoria da qualidade do ar dos centros urbanos. A poluição de ar pode também afetar ainda a qualidade dos materiais (corrosão), do solo e das águas (chuvas ácidas), além de afetar a visibilidade”.

Poluíção atmosférica, o que você acha que é isso? Quem causa? Hum.....

“toda adição de partículas, compostos gasosos e formas de energia (calor, radiação ou ruído) que não estão presentes normalmente na atmosfera”. www.todamateria.com.br
A poluição do ar ou poluição atmosférica é o envio de poluentes ao sistema atmosférico do planeta. Isso pode se dar por fontes naturais ou então provocada pelo ser humano”. conhecimentocientifico.r7.com
Agora com suas palavras responda em seu caderno a pergunta anterior. 
  
Mas, é só para isso que serve a atmosfera?

“A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar (atmosfera) impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Isso possibilita a manutenção de uma temperatura média, que permite a existência de vida na Terra”.www. mundoeducacao.bol.uol.com.br

Só isso?

Não, a atmosfera também nos protege das radiações UVB do Sol, graças a camada de ozônio.


E a atmosfera também fragmenta os  meteoros que vem em direção ao nosso planeta.




Vamos recapitular?

A atmosfera é fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois:
  • É fonte de oxigênio, gás essencial para a vida.
  • Regula a temperatura e o clima terrestre.
  • Protege a Terra das radiações cósmicas e dos meteoros.     www.todamateria.com.br

Obs.: O direito ao ar limpo também está embutido na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, e totalmente consagrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – o projeto global para a paz e a prosperidade. nacoesunidas.org


Exercícios:

Nas questões de 01 a 06 marque apenas uma opção:

1) Ele é o  gás  mais abundante na atmosfera e dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias. Assim, ele entra e sai de nosso corpo durante a respiração e também do corpo de outros animais e plantas sem alterações. Que gás é esse?
a) gás nitrogênio.
b) gás carbônico.
c) gás oxigênio.
d) gás de ozônio

2)Sobre a camada de ozônio é correto afirmar que:
a) A camada de ozônio absorve parte dos raios ultravioletas do sol;
b) É essencial durante a fotossíntese;
c) A camada de ozônio reflete ondas de rádio e de TV, nos permitindo ver e ouvir melhor.
d) Se a camada de ozônio desaparecesse, a quantidade de câncer de pele diminuiria consideravelmente.
 
3) A respeito das principais características e funções da atmosfera, assinale a alternativa incorreta:
a) A atmosfera terrestre tem como função atuar como uma espécie de filtro, impedindo que os raios nocivos provenientes do Sol cheguem até a superfície.
b) A atmosfera terrestre impede que fragmentos rochosos que orbitam o espaço cheguem até a Terra, atuando na sua fragmentação por meio de processos de combustão.
c) A atmosfera terrestre é a camada superior e rígida da Terra, constituindo um sistema dinâmico por estar sempre em transformação.
d) A atmosfera terrestre corresponde à camada gasosa que envolve a Terra, auxiliando na manutenção da vida.
 

4) Que processo as plantas realizam com o gás carbônico?
a) respiração.
b) fermentação.
c) fotossíntese.
d) combustão.

5) Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:
a) hidrosfera.
b) atmosfera.
c) biosfera.
e) litosfera.

6) Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela:
a) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos.
b) não torna possível o voo de certos animais e aviões.
c) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra.
d) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida.


7)Sobre o efeito estufa, responda:
a) O que é?

b) Por que tem esse nome?

c) Qual é a sua importância para a vida em nosso planeta?

d) Quais são os gases e a origem deles que podem aumentar o efeito estufa?

e) Quais as consequências do aumento do efeito estufa para o nosso planeta?

8) O que é o ozônio? Qual é a sua importância para os seres vivos?

9) A poluição atmosférica é causada pela presença de poluentes. Qual é a origem destes poluentes?

10) Na sua opinião, a poluição do ar pode causar maiores danos que os demais tipos de poluição, como do solo e da água, por exemplo?

11) De uma maneira geral, quais os danos que a poluição atmosférica pode causar para os seres vivos?

12) Quais são as fontes poluidoras do Ar atmosférico?

13) De acordo com M.do Meio Ambiente como é definida poluição atmosférica?

14)Que gastos financeiros a poluição atmosférica pode acarretar ao Estado?

15)Todos os seres vivos aquáticos retiram da água o gás oxigênio dissolvidos nela? Explique citando dois exemplos:

16)Qual a importância da atmosfera para a manutenção da vida no nosso planeta?

17) Observe o esquema abaixo:

                                                Queda da poluição atmosférica na China
 
Agora leia  atentamente as notícias abaixo e a seguir comente-as no seu caderno:
 “A poluição atmosférica diminuiu em áreas urbanas de toda a Europa durante o isolamento social adotado para combater o coronavírus.” /exame.abril.com.br/ciencia

 “Com o planeta focado em combater a pandemia de Covid-19, a poluição e as emissões de gases de efeito estufa caíram consideravelmente”. super.abril.com.br/ciencia.

“Em meio a tantas notícias desanimadoras a respeito da pandemia de Covid-19, que a cada dia faz novas vítimas , a disseminação do novo coronavírus também trouxe uma contribuição: a redução na poluição do ar e possíveis vidas salvas como consequência”. olhardigital.com.br










                                                 Não esqueça de lavar bem suas mãos!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário