O Homem vem há muito tentando ordenar o mundo em que vive. Com a finalidade de de facilitar os estudos dos seres vivos, os cientistas passaram a nomear e descrever as diferentes espécies, agrupando-as de acordo com critérios adotados. Chamamos esses trabalhos de Taxonomia ou Classificação Biológica, que são estudados pela Sistemática.
A Taxonomia é um sistema sintético que organiza os seres vivos em taxons (grupos). Nas categorias taxonômicas, as categorias menores estão inclusas nas categorias maiores, que baseiam-se na procura por semelhanças entre as espécies que indiquem seu grau de parentesco, e as relações evolutivas entre elas. Embora, tenham sido acrescentadas duas categorias (Filo e Família), as categorias propostas por Karl Von Linné ainda continuam a ser adotadas.
Lineu, como ficou conhecido Karl Von Linné, acreditava que o grau de semelhança entre os seres vivos devia ser o ponto de partida para a classificação biológica, seu trabalho foi publicado em 1735. Nesta época não se tinha ideia da evolução, que só foi proposta em 1859 por Darwin. Hoje, a base para os conceitos de classificação parte do pressuposto que as espécies estão em constante modificação.
REINO
FILO
CLASSE
ORDEM
FAMÍLIA
GÊNERO
ESPÉCIE
Os seres vivos estão agrupados em 05 Reinos:
Monera - bactérias e cianobactérias (seres unicelulares, procariotas)
Protista - protozoários (seres unicelulares, eucariotas)
Fungi - fungos (seres uni e pluricelulares, heterótrofos)
Animalia - animais (seres pluricelulares heterótrofos)
Plantae - vegetais (seres pluricelulares autótrofos)
Ex.:Cannis lupus ; Coffea arabica
Nenhum comentário:
Postar um comentário