Chamamos de entalpia, a propriedade, o conteúdo, de energia de cada substância que participa de uma reação química. Para qualquer reação que ocorra a pressão constante, a variação da entalpia é igual a diferença entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes.
A quantidade de calor liberado ou absorvido em uma reação química é chamado de Calor da reação.
A ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou mudanças no estado fisico de uma substância é chamada de Termoquímica.
Processo exotérmico : o calor é liberado, ocorrendo uma diminuição da entalpia. Assim, num processo exotérmico a entalpia dos produtos será menor que a entalpia dos reagentes, pois houve liberação de calor;
Processo endotérmico: ocorre absorção de calor, nesse caso, a entalpia dos produtos será maior do que a entalpia dos reagentes.
Equações termoquímicas: representam uma reação química e para que esta esteja corretamente representada devem conter os seguintes dados:
- coeficientes estequiométricos de reagentes e produtos;
- estado físico de todos os participantes;
- especificação da variedade alotrópica, quando for ocaso;
- a temperatura e a pressão em que a reação ocorre;
- a variação da entalpia da reação.
Fatores que influenciam o valor da variação da entalpia:
- A quantidade dos reagentes e produtos;
- Os estados físicos dos reagentes e produtos;
- O estado alotrópico dos reagentes e produtos;
Estado Padrão: é o referencial adotado para as entalpias, já que não pode-se determinar experimentalmente a entalpia absoluta de uma substância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário