quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Equilíbrio Químico

Em nosso organismo muitas reações químicas são importantes tais como, os equilíbrios de O2 e CO2 no sangue e dos íons de sódio e potássio nas nossas células.
Enquanto o sódio drena e armazena água fora da célula, o potássio "atrai" a água para dentro da célula, assim nosso corpo tende a funcionar harmonicamente.
A diferença intra e extra celular de substâncias e íons através da membrana plasmática pode ser mantido por transporte passivo ( sem gasto de energia) por difusão ou osmose ou por transporte ativo (com gasto de energia) como é caso da bomba sódio/potássio.





Reação Reversível :
Se processa simultaneamente nos dois sentidos
A reação da esquerda para a direita é chamada de direta ; e da direita para a esquerda recebe o nome de reação inversa. As reações reversíveis são representadas com o uso de duas setas em sentidos opostos.

Equilíbrio Químico : dizemos que uma reação atinge seu equilíbrio químico quando a velocidade da reação direta e a velocidade da reação inversa se igualam.
Toda reação reversa irá chegar a um equilíbrio ou seja, nunca será completa.
Para medirmos um equilíbrio químico usamos o grau de equilíbrio e a constante de equilíbrio.

Grau de equilíbrio : é o quociente entre a quantidade de mols do reagente que reagiu completamente e a quantidade inicial de mols( do mesmo reagente) que foi posta em reação.
Ex.: Imaginemos que no início de uma reação temos 100 mols de um reagente X e ao chegarmos ao equilíbrio, ainda retam 30 mols desse reagente sem reagir. Logo, concluímos que     reagiram 70mols. Assim sendo, o grau de equilíbrio (α) em relação ao reagente X é: 
 α = 70 / 100  = 0,7        ou seja,      α %  = 70%
0 < α < 1          ou         0   <   α %   < 100%

Quanto maior for o grau de equilíbrio, menor será a sobra de reagentes;
Quanto menor for o grau de equilíbrio, mais rápido ele será atingido, logo maior será a sobra de reagentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário