domingo, 7 de abril de 2013

Smog fotoquímico


SMOG

É um fenômeno fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores. Em regiões com grande presença de indústrias poluidoras, o smog industrial também ocorre. Além do vapor de água, podemos encontrar num smog a presença de aldeídos, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis.
A palavra smog é de origem inglesa e formada pela união de smoke (fumaça) e fog (neblina, nevoeiro).

- O smog foi  identificado pela primeira vez na década de 40 na cidade de Los Angeles (Califórnia – EUA).
O processo de formação do smog envolve centenas de diferentes reações, envolvendo inúmeras substâncias químicas, ocorrendo simultaneamente. De fato, as atmosferas urbanas têm sido definidas como reatores químicos gigantescos.
Os reagentes chefes originais em um episódio de smog fotoquímico são o óxido nítrico (NO), e os hidrocarbonetos não queimados que  são emitidos para o ar como poluentes dos motores de combustão interna; óxido nitroso também é liberado das usinas termoelétricas.  Os  hidrocarbonetos gasosos e hidrocarbonetos parcialmente oxidados também estão presentes no ar urbano como resultado da evaporação de solventes, combustíveis  líquidos e outros compostos orgânicos. Em conjunto, as substâncias, incluindo os hidrocarbonetos e seus derivados, que evaporam rapidamente para o ar, são chamadas de compostos orgânicos voláteis (COV).
Ex.:
·         Quando um tanque de gasolina é preenchido, a não ser que, a mangueira seja especialmente projetada para minimizar essa perda, o vapor é liberado para o ar atmosférico.
·         A gasolina não queimada, evaporada, também é emitida dos veículos antes que os conversores catalíticos estejam suficientemente aquecidos para funcionar.
·         Motores de dois tempos, como os motores de barcos são particularmente notórios para emitir proporções  significativas de gasolina não queimada para o ar.
·         Embarcações pessoais fabricadas na década de 90, antes dao controle de poluição entrar em vigor, emitiam mais substâncias produtoras de smog em um dia de operação que um automóvel da mesma época dirigido por vários anos.

Outro ingrediente vital no smog fotoquímico é a luz solar, que aumenta a concentração de radicais livres que participam no processo químico de formação do smog.
Substâncias como NO, hidrocarbonetos e COVs que são emitidas diretamente no ar atmosférico são chamadas  de poluentes primários; as substâncias nas quais eles são transformados como O3 e HNO3 são chamados de poluentes secundários.
Os COVs mais reativos no ar urbano são os hidrocarbonetos que contêm uma dupla ligação carbono-carbono (C=C), e os aldeídos, uma vez que suas reações com OH e com a luz solar são muito rápidas. Já o metano, também presente no ar, mas com alta energia de ativação, a reação com OH é muito lenta.

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