quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leis de Newton

Nasce na cidade de Londres, Inglaterra, no ano de 1643, um dos percursores do Iluminismo, um menino que daria um novo rumo a ciência. Nasce, Isaac Newton, filho de Isaac Newton Senior  e Hannah Ayscough. Seu pai falece antes de seu nascimento, sua mãe casa-se novamente quando ele tinha dois anos de idade e é deixado com sua avó para que ela o criasse. Newton não teve uma infância feliz.
Na escola era chamado de preguiçoso e desatento. Cresceu sendo tratado como órfão.
Em 5 de junho de 1661, entra  no Trinity College Cambridge, sendo a maioria  dos seus colegas bem mais novos do que ele. Mesmo sua mãe, tendo se tornado uma mulher de poses, Newton entra como monitor. Um monitor em Cambrigde era um aluno que recebia uma bolsa da escola para servir aos outros estudantes. Newton tinha como objetivo forma-se em advogado.
Newton  viveu até o ano de 1727.
 Em 1687,Newton publica três Leis no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica.

Primeira Lei de Newton ou Lei da Inércia :
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”.


Segunda Lei de Newton ou Lei Fundamental da Dinâmica:
Um corpo em repouso permanecerá em repouso, até que uma força seja aplicada sobre ele para que possa se movimentar, já para um corpo em movimento, para que ele pare é necessário se  aplicar uma força sobre ele.
 Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.

A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida:

F = m . a

·         F –> força
·         m -> massa
·         a  -> aceleração

obs.: Peso é uma força gravitacional que um corpo sofre.
P = m . g
·         P -> peso
·         m -> massa
·         a -> aceleração


Terceira Lei de Newton ou Lei da ação e reação:
Se um corpo X aplicar uma força sobre um corpo Y, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

Características das forças de ação e reação:
·         Apresentam a mesma natureza;
·         São trocadas entre dois corpos;
·         Estão aplicadas em corpos diferentes, por isso não se anulam nem se equilibram.
Ex:
1. Ao caminharmos, fazemos uma força sobre o solo e este por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.

2. O martelo exerce uma força sobre o prego, fazendo com que este penetre na madeira. O prego, por sua vez, exerce uma força sobre o martelo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário