terça-feira, 29 de setembro de 2015

Calor Latente ou Calor de Transformação

A matéria pode se apresentar, na Natureza, em três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso ( no caso da água - vapor). esses estados físicos sofrem alteração a medida que a matéria absorve ou perde calor.
A temperatura na qual uma substância altera seu estado físico é chamada de Ponto
  • Ponto de ebulição  --> temperatura na qual a substância passa do estado líquido para o estato gasoso;
  • Ponto de solidificação --> temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o estado sólido;
  • Ponto de fusão --> temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido;
  • Ponto de condensação --> temperatura na qual uma substância passa do estado gasoso (ou vapor) para o estado líquido.

Quando uma substância ou corpo muda por completo o seu estado físico sem que haja mais alteração na sua temperatura, a quantidade de calor absorvida ou liberada é chamada de calor latente ou calor de transformação. Por exemplo: ao colocarmos um recipiente com água  no fogo, essa absorve calor até atingir seu ponto de ebulição 100°C essa temperatura permanecerá até toda a água passar do estado líquido para o estado de vapor. A grandeza física que expressa quantidade de calor que foi absorvido durante toda essa transformação de estado físico é o calor latente ( L ).
L = Q / m

Exercícios:
1)    Inicialmente em estado líquido, um corpo com massa igual a 40g, é resfriado e alcança devido ao resfriamento o estado de fusão. Sabendo que a quantidade de calor é 1200 cal, determine o calor latente de fusão desse corpo. 
L = Q / m

L = 1200 / 40
L = 30 cal/g

2) O gráfico abaixo representa a temperatura de  uma amostra de massa 100g de determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade de calor por ela absorvida.Qual o calor latente de fusão desse metal?



3) Um corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo corpo.
L = Q / m   =>  Q = L . m



4) Um bloco de gelo de massa igual a 300 g encontra-se a 0°C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0°C, são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo.

5) Para derreter uma barra de um material X de 1kg é necessário aquecê-lo até a temperatura de 1000°C. Sendo a temperatura do ambiente no momento analisado 20°C e o calor específico de X = 4,3J/kg.°C, qual a quantidade de calor necessária para derreter a barra?

6)  Um bloco de ferro de 10cm³ é resfriado de 300°C para 0°C. Quantas calorias o bloco perde para o ambiente?
Dados: densidade do ferro = 7,85g/cm³ e calor específico do ferro = 0,11cal/g.°C
Obs.: a primeira coisa a se fazer é calcular a massa do bloco de ferro --> m = D . v


7)   (UEPG–PR) O diagrama abaixo representa a curva de aquecimento de 20 gramas de uma substância inicialmente no estado líquido. Qual o calor latente de vaporização dessa substância ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário