sábado, 24 de março de 2018

Coração


                                         Coração
É um órgão muscular, que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões, num espaço chamado MEDIASTINO

O coração funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. O sangue é impulsionado por meio de dois movimentos: contração, denominado sístole e relaxamento, denominado diástole.


  As principais estruturas do coração são:


·       💓  Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração.

·        💔 Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração.

·     💓Miocárdio: músculo situado entre o pericárdio e o endocárdio, responsável pelas contrações do coração.

·     💓    Átrios ou aurículas: cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração.

·         💓Ventrículos: cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.

·      💓 Válvula Tricúspide: impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito.

·        💓 Válvula Mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
                                            


O sangue vindo das diversas partes do corpo, chega ao átrio direito do coração por duas grandes veias cavas.( As veias cavas superior e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.)
·         Uma traz o sangue que irrigou a cabeça, os braços e a parte superior do tronco.(c. superior)
·         A outra o sangue que irrigou as partes inferiores.(c. inferior)
 

Do átrio direito, o sangue passa para o ventrículo direito, onde é bombeado para a artéria pulmonar, esta se divide em dois, que levam o sangue para os pulmões.

Nos pulmões, o sangue libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio captado do ambiente pelo sistema respiratório. Esse fenômeno, em que o sangue é oxigenado, chama-se hematose.

Depois de oxigenado nos pulmões, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares, e para no átrio esquerdo, esse passa para o ventrículo esquerdo que manda o sangue para a artéria aorta. Então, ela repassa o sangue para todo o resto do corpo, através de inúmeras ramificações, como a artéria coronária, a artéria carótida e a artéria braquial.

A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração.


Vasos Sanguíneos

Os vasos sanguíneos são tubos do sistema circulatório, distribuídos por todo o corpo, por onde circula o sangue. São formados por uma rede de artérias e veias que se ramificam formado os capilares.

Veias : são vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração.


Num circuito completo pelo corpo, o sangue passa duas vezes pelo coração humano.

Pequena circulaçãoTambém chamada circulação pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.

Grande circulação- Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.
 



 



Resumindo:
·         aorta transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para os diversos tecidos do corpo;
·         as veias cavas (superior e inferior) transportam sangue VENOSO dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração;
·         as artérias pulmonares transportam sangue VENOSO do ventrículo direito do coração até os pulmões;
·         as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.
Observe que, pelo lado direito do nosso coração, só passa sangue VENOSO e, pelo lado esquerdo, só passa sangue oxigenado..
Não ocorre mistura de sangue oxigenado com o não oxigenado!
A separação completa entre esses dois tipos de sangue contribui para a manutenção de uma temperatura constante no nosso organismo. Sendo os tecidos irrigados por sangue oxigenado, não “misturado” com sangue não oxigenado, nossas células recebem uma quantidade suficiente de gás oxigênio, para “queimar” uma quantidade de alimentos capaz de fornecer o calor necessário para manter mais ou menos constante a temperatura do corpo.

Faça frio, faça calor, nossa temperatura interna permanece, em condições normais, em torno de 36,5 ºC.


Nas aves e mamíferos o coração possui quatro câmarassendo portanto dois átrios e dois ventrículos, completamente separados.
Os répteis,(3 ou 4em sua maioria, possuem um coração com três câmaras. 

Nos anfíbios há  três câmaras no coração: dois átrios e um ventrículo. O sangue venoso entra pelo átrio direito e o sangue arterial pelo esquerdo, em seguida passam para o ventrículo, onde ocorre a mistura dos dois tipos de sangue.

Nos peixes, o coração tem apenas duas câmaras, um átrio e um ventrículo. O sangue venoso entra pelo átrio passa ao ventrículo e dali é bombeado para as brânquias, onde será oxigenado.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário