sábado, 24 de março de 2018

Organelas Citoplasmáticas

Encontradas no citoplasma celular, são responsáveis pelas atividades metabólicas das células:
    • Lisossomos – São pequenas vesículas com enzimas digestivas que atuam para digerir substâncias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose. Também são responsáveis por digerir estruturas celulares desgastadas. do grego lise, quebra, destruição) 

    Os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes, sua origem é o Complexo de Golgi. Se formam assim: o retículo endoplasmático rugoso produz enzimas que migram para os dictiossomos (Complexo de Golgi), são identificadas e enviadas para uma região especial do Aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas.

    Com a digestão intracelular as partículas capturadas pelas células são quebradas em pequenas moléculas que atravessam a membrana do vacúolo digestivo, passando pelo citosol (hialoplasma). Estas moléculas fornecem energia à célula e serão utilizadas na fabricação de novas substâncias. Os materiais não digeridos no processo digestivo permanecem dentro do vacúolo, que passa a ser chamado vacúolo residual.


    • Complexo de Golgi É um conjunto de membranas em forma de sacos. É responsável por armazenar as substâncias produzidas no interior da célula. Está presente em praticamente todas as células eucariontes, consistindo em bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos, chamadas Dictiossomos
     

    Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula, além de atuar na secreção do ácido pancreátil, na produção de polissacarídeos (muco, glicoproteína-RER), na produção de lipídios, na secreção de enzimas digestivas, na formação da lamela média em células vegetais, na formação do lisossomo e na formação do acromossomo do espermatozóide.


    • Retículo endoplasmático – É um sistema de membranas em formato de tubos e sacos. Além de conduzir substâncias pelo citoplasma, é o local de produção, graças aos ribossomos, de diversos tipos de proteínas, ocorre também a síntese de diversos lipídeos, como o colesterol e fosfolipídeos.
  • O retículo endoplasmático agranular ou liso participa dos processos de desintoxicação das células. Nas celulas do fígado por exemplo, o retículo agranular , modifica ou destroi  diversas substâncias tóxicas, entre elas o álcool.
  • O retículo endoplasmático granuloso ou rugoso, também chamado de ergastoplasma, é formado por bolsas membranosas achatadas, com grânulos – os ribossomos – aderidos à superfície externa. 



  • Ribossomos – São estruturas encontradas de forma livre no citosol ou no retículo endoplasmático.
  • atuam em sínteses proteicas no interior da célula. A síntese é feita através da união entre aminoácidos, sendo o mecanismo controlado pelo RNA.
     
     
     
  • Mitocôndrias São estruturas membranosas, responsáveis pela respiração celular. delimitadas por duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa, e a interna apresenta inúmeras pregas, chamadas cristas mitocondriais, que se projetam para o interior da organela. Entre as cristas há uma solução chamada matriz mitocondrial. A matriz mitocondrial é uma solução viscosa formada por diversas enzimas, DNA, RNA, pequenos ribossomos e outras substâncias.

  • Cloroplastos - estruturas membranosas, responsáveis pela fotossíntese. Estão presentes apenas nas células de seres fotossintetizantes. Não se encontram em células animais.
     
  •  Centríolos – São cilindros tubulares,podem se autoduplicar,  formar novos centríolos. Eles têm duas funções:  atuam na divisão celular das células animais e na formação de cílios (estruturas curtas) e flagelos (estrutura longa e em pequeno número), pelo corpo basal, que servem para a locomoção ou para a captura de alimento.

  • – Peroxissomos - São bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas.. Eliminam gorduras e aminoácidos e atuando também  no processo de desintoxicação das células.


Nenhum comentário:

Postar um comentário