sexta-feira, 6 de abril de 2012

Origem da Vida

Hoje em dia existem algumas formas diferentes de pensar, no que diz respeito a origem da vida em nosso planeta, destacam-se entre elas três sendo apenas uma bem aceita no mundo acadêmico, são elas:
1. Criação Divina - uma força Superior, uma entidade Divina, teria criado a vida em nosso planeta. Não temos ainda como provar a veracidade de tal ideia, a ciência ainda não dispõe de instrumentos para tal. Essa ideia era aceita pela maioria das pessoas até meados do séc.XVII.

2. Origem extraterrestre (Panspermia) - a vida se originou fora da Terra, chegando ao nosso planeta em forma de esporos trazidos por meteoritos. Sabe-se porém que ao entrar na atmosfera terrestre os meteoritos se super aquecem ao ponto dessa temperatura destruir qualquer tipo de vida que poderia existir neles. Assim , essa ideia apresenta fortes indícios de ser fictícia.

3. Origem por evolução química   ela propõe que a vida teria surgido por evolução química de moléculas não vivas. existem dados da biologia, da química e da Geologia que reforçam essa ideia. Um dos primeiros cientistas a organizar essa ideia foi Oparin, que em 1936 propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, ressalta-se que, naquela época não se sabia que os ácidos nucleicos carregam informação genética de todos os seres vivos.
Compostos inorgânicos se combinaram originando moléculas orgânicas relativamente simples, que ao se combinarem, produziram moléculas mais complexas, até originarem estruturas com capacidade de se autoduplicarem e de realizarem metabolismo, surgem os primeiros seres vivos!


Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese
Baseada na ideia da Criação Divina. 
Os seres vivos poderiam surgir por outros mecanismos além da reprodução, foi difundida por filósofos como Aristóteles. Esse pensamento influenciou cientistas como Isaac Newton e Helmont. 
Helmont, médico e pesquisador, chegou a elaborar uma  "receita" para produzir ratos! 
A Teoria da abiogênese  não resistiu aos testes rigorosos de Redi, Spallanzi, Pasteur e outros.
Um dos primeiros experimentos foi realizado por Reidi em meados do séc. XVII, quando acreditava-se que, os vermes  surgiam nos cadáveres devido a transformação espontânea da carne em putrefação. Reidi por sua vez, acreditava que esses vermes surgiam dos ovos depositados pelas moscas nos cadáveres e não por geração espontânea.
Pasteur demonstrou que os seres microscópicos presentes em caldos nutritivos resultam da contaminação por microrganismos ou por seus esporos provenientes do ar, sepultando por vez a Teoria da Geração Espontânea.
                      


                                                       Biogênese
Os seres vivos surgem somente pela reprodução de seres de sua própria espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário