segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reino Monera - Nutrição da Bactérias

As com relação a nutrição, bactérias podem ser classificadas quanto a fonte de energia e quanto a fonte de átomos de carbono. Associando essas duas fontes teremos quatro grupos: fotoautótrofas, foto heterótrofas, quimioautótrofas e quimio-heterótrofas.


Fotoautótrofas : prroduzem as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento tendo como fonte de energia a luz e como fonte de carbono o gás carbônico. Dividem-se em: proclorófitas e cianobactérias; e sulfobctérias 
As proclorófitas e cianobactérias realizam um processo semelhante ao da fotossíntese realizado pelas algas e plantas, onde as moléculas de CO2 - gás carbônico- reagem com as moléculas de água - H2O - usando a luz como fonte de energia, produzindo glicídios e oxigênio. 
As sulfobactérias, convertem o gás carbônico em moléculas orgânicas e  utilizam o hidrogênio - H - de compostos de enxofre ( o H2 Sé o principal composto utilizado) e não da água. Ao invés de produzirem oxigênio, produzem enxofre elementar - S - , a maioria das sulfobactérias vivem em locais com baixa taxa de oxigênio,pois este gás inibe a produção dos pigmentos fotossintetizantes em suas células.   


Foto - heterótrofas : utilizam a luz como fonte de energia mas não convertem o gás carbônico em moléculas orgânicas, por isso absorvem compostos orgânicos do meio. São bactérias anaeróbias.


Quimioautótrofas : a energia utilizada na síntese de substâncias orgânicas a partir de moléculas de gás carbônico e de átomos de hidrogênio oriundos de substâncias diversas, é proveniente da oxidação de compostos inorgânicos. As substâncias orgânicas produzidas são utilizadas como matéria prima na formação dos componentes celulares. Algumas dessas bactérias participam da reciclagem do nitrogênio no Planeta.




Quimio - heterótrofas : a fonte de energia e de átomos de carbono dessas bactérias são provenientes das moléculas que elas ingerem como alimentos. A  maioria, utiliza a oxidação de moléculas de glicídios como fonte de energia, sendo a glicose a mais utilizada, para isso dispõem de mecanismo como fermentação e respiração celular. Elas podem ser: saprofágicas ou parasitas .
Saprofágicas - obtêm matéria orgânica de seres vivos sem vida, são decompositoras. exercem um papel importantíssimo no meio, pois evitam que cadáveres e resíduos orgânicos se acumulem no ambiente.
Parasitas - obtêm alimento dos tecidos dos corpos dos seres vivos e acabam causando doenças ao organismo parasitado. O tratamento para essas infecções (doenças) é feita com antibióticos e só devem ser utilizados mediante prescrição médica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário