quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ideologia

Vivemos cercados de frases contendo ideias sobre o mundo e as relações sociais entre indivíduos, muitas vezes são expressas por metáforas. São essas concepções e ideias que orientam nossos comportamentos e atitudes, e a esse conjunto de ideias sobre um determinado assunto é o que chamamos de ideologia.
ex.: * Uma cantora canadense em entrevista, explicando porque não quer fazer graduação, declarou: " Por que as pessoas entram na faculdade? Para arrumar um bom emprego. Eu já tenho um ótimo trabalho."
*Um índio do Xingu sobre Gisele Bündchen - "ela é tão magra que nunca arranjaria marido aqui na tribo".
*Siro Darlan em 19 de julho de 2004 : "Cazuza usou drogas, traficou e é considerado um rebelde, um poeta sensível, um artista. Se ele fosse pretinho e morasse no morro, seria um bandido e teria sido preso."


Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver...

Marile Chauí define ideologia como um conjunto lógico, sustentável e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como pensar; o que devem valorizar e como valorizar; o que devem sentir e como sentir; o que devem fazer e como fazer. É portanto, um corpo explicativo, de representações e práticas (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes  uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como por exemplo: a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.

Karl Marx e F. Engels afirmam que, a ideologia adquire um sentido como instrumento de dominação de uma classe sobre a outra ou de um grupo sobre o outro; influenciando nos jogos do poder e na manutenção dos privilégios que formam o pensar e o agir dos indivíduos na sociedade.

Gramsci tinha a concepção de que as ideologias organizam as massas humanas, formando o terreno sobre o qual os homens se movimentam, adquirem consciência de sua posição, lutam,etc. segundo ele, o conceito de ideologia significa também uma concepção de mundo manifestando - se implicitamente nas artes, no Direito, na atividade econômica, em todas as manifestações da vida, conservando a unidade de toda a sociedade.

Podemos descrever a importância da ideologia em nossas vidas, de acordo com algumas características:
  
Características
O que faz
Exemplo

Prescrição de normas
Orienta as ações humanas;
Modela os interesses humanos;
Diz o que se deve fazer, pensar ou expressar.

A ideia de monogamia faz com que homens e mulheres a achem justas

Representação da realidade

Dá sentido à realidade humana;
Utiliza –se de símbolos e da criação mental.


O conceito pátria ou sentimento patriótico

Generalização do particular

Trata o específico como exemplo de um fenômeno geral.


Todos os alunos de uma turma são iguais.

Inversão da realidade

Esconde as reais causas de um fenômeno.

O MST não luta pela reforma agrária. Mas invade  terras.


Naturalização das ações humanas

Torna normal e natural aquilo que é histórico e contingente.

A desigualdade entre os homens e as mulheres é normal. Por isso estas devem ser tratadas de forma inferiorizada.


Reificação da realidade

As coisas aparecem com vida própria, ou seja, coisas inertes ganham aspectos naturais, não construídas pelos homens.


Os salários não expressam relações desiguais de trabalho, mas são apenas salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário