terça-feira, 31 de julho de 2012

Osmometria

Osmometria : é o estudo e a medição da pressão osmótica das soluções.
Pressão osmótica é a pressão exercida sobre uma solução para impedir sua diluição pela passagem do solvente puro através de uma membrana semipermeável. Se a pressão mecânica sobre a solução for exagerada, o fenômeno normal se inverterá, passando o solvente da solução para o solvente puro, esse processo é utilizado na obtenção da da água potável através da água do mar e recebe o nome de osmose reversa.
Membrana semipermeável ideal: é aquela que permite a passagem do solvente e impede a passagem do soluto.


Quando duas soluções, com diferentes concentrações, são colocadas num mesmo recipiente separados por uma membrana semi-permeável, ocorre naturalmente a passagem do solvente da solução mais diluída para a solução mais concentrada. 


A Osmose Reversa é obtida através da aplicação mecânica de uma pressão superior à Pressão Osmótica do lado da solução mais concentrada.


Difusão: é o movimento espontânea entre partículas de substâncias diferentes que se misturam dando origem a uma solução.

Difusão simples é a passagem de substâncias pequenas e não carregadas. A osmose é um tipo especial dessa difusão. Na osmose a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menos concentração de soluto para o de maior concentração


A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicos. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional.


Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica é hipotônica.
Separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as duas soluções se tornem isotônicas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário