sábado, 29 de outubro de 2011

Biogás e Reciclagem

Biogás e Reciclagem
                Num brejo, quando animais e vegetais morrem, sofrem decomposição ou como se diz popularmente “apodrecem”. A decomposição desses restos, feita por microrganismo nesse ambiente sem oxigênio, é chamada de decomposição anaeróbica. Ela envolve muitas reações químicas nas quais se formam alguns gases que são liberados: CH4 , CO2 , H2S ,...
                Em minas de carvão também é comum ocorrer desprendimento de metano (combustível), que, juntamente com o O2 do ar, forma uma mistura altamente explosiva chamada de grisu. Basta uma faísca para provocar a explosão (combustão violenta).
                Sendo o gás dos pântanos combustível, por que não aproveitá-lo como fonte de energia? É só colocar restos de animais e vegetais em um grande recipiente fechado, chamado biodigestor, dentro do qual os microrganismos se encarregarão de provocar a decomposição anaeróbica, liberando uma mistura gasosa (CH4 , CO2 , H2S ,...), conhecida como biogás. CH4 e CO2 ,não tem cheiro; H2S tem o odor desagradável de “ovo podre”. CH4 e  H2S , são combustíveis e o CO2 não é.
                Na produção de biogás podem ser usados bagaço de cana, sobras de comida, casca de frutas, fezes etc. esses restos são chamados de biomassa.

 Dessa forma, parte do lixo urbano e até mesmo do esgoto residencial pode ser aproveitada na produção de biogás. As demais partes, de outros produtos, pode ser reaproveitada num processo chamado reciclagem.
                Os papéis e papelões podem, mediante uma série de procedimentos industriais, ser transformados novamente em papel. O papel para jornal, para embrulho é, geralmente proveniente da reciclagem de outros. Cacos de vidros podem ser derretidos e, a partir deles, ser fabricados novos objetos, como garrafas e frascos para alimentos. Metais como ferro e alumínio são facilmente recicláveis. Muitas vezes é mais barato reaproveitar o metal do que obtê-lo a partir do minério, que além disso, vai se esgotar um dia.
                Os plásticos representam, atualmente, um dos aspectos mais delicados do lixo. Eles são compostos orgânicos que não sofrem decomposição sob a ação de microrganismos, ou seja, não são biodegradáveis. Assim a fabricação de plásticos representa um “beco sem saída” para os compostos orgânicos, pois são fabricados pelo homem e, uma vez jogados fora, não se degradam. É matéria que não volta à natureza. Muitos plásticos podem e devem ser reciclados.

Exercícios:
1)Que substância é conhecida como gás dos pântanos?
2)Como é obtido o biogás?
3)Em certas regiões da Europa onde existem muitas minas de carvão, ouve-se, às vezes, a notícia de que aconteceu uma explosão em uma delas devido ao grisu. Explique por que isso acontece:
4)Qual a vantagem de se usar o biogás como combustível, em vez de petróleo e carvão mineral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário