sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Eletricidade (I)

ELETRICIDADE
 Os fenômenos elétricos são manifestações de um tipo de força que resulta do deslocamento dos elétrons. Lembrando que a matéria é constituída por átomos e que estes podem ganhar ou ceder elétrons, todos os corpos podem ser eletrizados.
   Um corpo pode se eletrizar e permanecer carregado, ou pode deixar fluir os elétrons. A energia elétrica no primeiro caso manifesta-se sob o aspecto estático e no segundo, sob o aspecto dinâmico.
Eletricidade: parte da física que estuda os fenômenos relacionados com a carga elétrica em repouso e movimento (aspecto estático e aspecto dinâmico)
*Eletrostática:parte da eletricidade que estuda cargas em repouso
*Eletrodinâmica:parte da eletricidade que estuda os fenômenos relativos à corrente elétrica
 Átomo: é neutro; está em equilíbrio elétrico;
- prótons carga elétrica ........................
- elétrons carga elétrica .......................
  
 Os átomos têm uma eletrosfera que pode ganhar ou perder elétrons ,com o deslocamento de elétrons , os corpos ficam carregados com eletricidade estática, que pode ser negativa ou positiva.
A eletrosfera é a região do .................... onde circulam os .........................
Um corpo fica eletrizado positivamente quando ele ........................ elétrons.
Um  corpo fica eletrizado negativamente quando ele ....................... elétrons.
 Na eletrização, uma mesma substância pode ficar eletrizada positiva ou negativamente dependendo do tipo de substância com que ela é atritada.
Os corpos podem ser maus (isolantes elétricos ou dielétricos) ou bons condutores de eletricidade. Os maus condutores(madeira, borracha, porcelana, vidro, plástico) são aqueles que não deixam os elétrons circularem, acumulando eletricidade, já os bons condutores (metais, água, corpo humano, cerãmica) não acumulam eletricidade permitindo o deslocamento dos elétrons.

Princípios da Eletrostática
Princípio da atração e repulsão elétrica:
    “Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraem.”  Charles Du Fay –

Princípio da conservação da carga elétrica:
   A carga elétrica é sempre conservada, é a mesma antes ou depois da eletrização.
carga antes = carga depois

Eletrização: processo pelo qual um corpo, inicialmente neutro, passa adquirir carga elétrica.
Pode ser:
*por atrito àdois corpos neutros de materiais diferentes são atritados um no outro até que elétrons livres passem de um corpo para o outro. O corpo que cedeu elétrons ficará eletrizado ..................................; e o que recebeu elétrons ficará eletrizado ........................................
*por contato à ocorre quando um corpo eletrizado encosta em outro que pode estar neutro. Por exemplo um corpo eletrizado positivamente (A) encosta num corpo neutro (B), ocorre com o contato a transferência de cargas negativas do corpo (B) para o corpo A. Quando os corpos são separados ambos ficam com carga elétrica iguais.
*por indução à o corpo neutro se eletriza após passar pelo processo da indução eletrostática (é a separação das cargas de um corpo neutro pela aproximação de um corpo eletrizado positivo ou negativamente)  e ao  ser  ligado ao fio terra; ocorrerá a passagem de elétrons para a Terra ou vice-versa; ao desligarmos o fio terra e afastarmos o corpo que ocasionou a separação das cargas, o corpo estará eletrizado porém com carga contrária  ao indutor.
   O corpo eletrizado no inicio do processo é chamado  de ......................... e o estava inicialmente neutro é chamado de .........................................

Resultado: cargas quase iguais e sinal contrário ao indutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário