sábado, 29 de outubro de 2011

Radioatividade

Radioatividade
A natureza da radioatividade:
                Embora a maioria dos núcleos atômicos seja indefinidamente estável, alguns não o são. Os núcleos instáveis ou radioativos se decompõem espontaneamente, emitindo uma pequena partícula que se movimenta muito rápido e, por conseguinte, carrega consigo uma grande quantidade de energia. Em alguns tipos de processos de decomposição  nuclear  átomos os são convertidos, a partir dos átomos de um elemento para outros, como consequência dessa emissão. Muitos elementos pesados são particularmente propensos a esse tipo de decomposição que ocorre pela emissão de pequenas partículas. O núcleo produzido pela emissão da partícula pode ou não ser radioativo por si mesmo; se o for, passará por outra decomposição em um momento posterior.
                O número de massa é o número de partículas pesadas – prótons e nêutrons – e não a massa real do núcleo. Uma partícula α (alfa) é uma partícula emitida radioativamente que possui carga igual a +2 e número de massa igual a 4. Ela possui 2neutrons e 2 prótons e é idêntica ao núcleo do Hélio(He)comum – 2He4 . O núcleo que permanece após um átomo ter emitido uma partícula α (alfa) possui uma carga nuclear que é duas vezes menor que a original e quatro unidades mais leve.
EX.:
a)  88Ra226   partícula α -->   86Rn222   +  2He4          88 – 2 = 86     Ra à Rn

b)  86Rn222    à  2He4   +   ________

c) ________  à 90Th234   +  α

Uma partícula β(beta) é um elétron. É formada quando no núcleo um nêutron se divide em um próton e um elétron. Visto que o próton permanece no núcleo quando o elétron é ejetado, a carga nuclear (ou nº atômico) aumenta por uma unidade. Não há mudança no nº de massa, uma vez que o número total de nêutron e prótons permanece o mesmo.
Ex.:
a)82Pb214  partícula β-->   83Bi214 + -1e0           82 + 1 = 83    Pb à Bi

b)  83Bi214  àβ + ________

Outro tipo importante de radioatividade é a emissão de raios gama (γ)- não são partículas mas ondas de energia – por um núcleo. Esta é uma quantidade imensa de energia concentrada num fóton (  )que não possui massa. Nem o nº de massa, nem a carga nuclear mudam.
A emissão de raios γ muitas vezes acompanha a emissão de uma partícula α ou β a partir do núcleo radioativo.

Símbolo e nome da partícula
Símbolo químico
Comentário
Efeito da emissão de partícula no núcleo
α (alfa)
2He4
Núcleo de um átomo de Hélio (He)
Número atômico reduzido por 2
β(beta)
-1e0
Elétron de movimento rápido
Número atômico aumentado por 1
γ(gama)
Nenhum
Fóton de alta energia
Nenhum

Efeitos da radiação ionizante na saúde:
As partículas α e β que são produzidas no decaimento radioativo de um núcleo, por si mesmas, não são entidades químicas nocivas, uma vez que elas são simplesmente o núcleo de um átomo de hélio despido de seus elétrons. No entanto, elas são ejetadas do núcleo com uma inacreditável quantidade de energia de movimento. Quando essa energia é absorvida pela matéria em contato com a partícula, ela muitas vezes ioniza átomos ou moléculas; por essa razão ela é chamada de radiação ionizante, ou apenas radiação. Essa radiação é potencialmente perigosa se as absorvemos, uma vez que, os componentes moleculares de nossos corpos podem ser ionizados ou, de outro modo, danificados. Mesmo sendo energéticas, as partículas α e β não podem percorrer uma longa distância no corpo humano, vão perdendo parte da energia e diminuindo a velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário